sexta-feira, abril 07, 2006

judas perdido 1700 anos



Papiros perdidos durante 1700 anos
Encontrado manuscrito com a única cópia conhecida do Evangelho de Judas
Um manuscrito que data dos séculos III ou IV, com a única cópia conhecida do Evangelho de Judas, foi encontrado no Egipto, depois de ter estado perdido durante cerca de 1700 anos. Os papiros - restaurados, autenticados e traduzidos – revelam Judas como o discípulo preferido de Jesus.

Algumas das 66 páginas do códice foram mostradas hoje ao público em Washington, na sede da National Geographic Society que, em conjunto com a Fundação Mecenas de Arte Antiga e do Instituto Waitt de Descobertas Históricas dirigiram este projecto internacional.
O manuscrito, redigido em língua copta, contém o Evangelho de Judas, um texto intitulado “Santiago” (também conhecido por Primeiro Apocalipse de Santiago), uma “Carta de Pedro a Filipe” e um fragmento de um quarto texto designado “Livro de Allogenes”.

Segundo Terry Garcia, vice-presidente executivo de Projectos da National Geographic Society, o códice foi autenticado através da “datação por carbono radioactivo, análises de tinta, imagem multi-espectral, prova contextual e prova paleográfica”.
O códice, encadernado em tecido, - que se pensa ter sido copiado para copta cerca do ano 300 depois de Cristo -, foi encontrado na década de 1970, no deserto perto de El Minya, no Egipto. Depois circulou entre antiquários, viajou do Egipto para a Europa e daqui para os Estados Unidos.

mais in Publico

Sem comentários: