sexta-feira, abril 07, 2006

jornais e a internet


"O Google é o perigo dos tempos modernos"
A Internet trouxe aos cidadãos "a sensação de estarem mais bem informados", a tal ponto de poderem prescindir dos jornalistas. A facilidade de "se alimentarem neste meio extraordinário", aliado ao advento dos jornais gratuitos traz novos desafios e, aos jornalistas, "uma angústia: vivemos os últimos momentos do jornalismo ou caminhamos para outra coisa não forçosamente pior mas que ainda não conhecemos?"

Jean-Marie Colombani, director do diário francês Le Monde, fez ontem, na Universidade Nova de Lisboa, o seu diagnóstico de uma crise da imprensa, sem fronteiras. "A grande diferença hoje é que os jornalistas perderam o monopólio da informação", disse nos minutos iniciais da conferência "O papel da imprensa na democracia contemporânea".

A qualidade e a identidade ("código genético") dos jornais são a resposta. "Tem que valer a pena pagar uma informação de qualidade, verificada e com distância. Temos que aumentar o valor próprio", enfatizou. Só assim é possível combater a Internet e aquele que considerou "o perigo dos tempos modernos": o Google. O motor de busca (americano) "onde parece que tudo é substituível" e cria uma falsa ideia de informação e de diversidade.

mais in DN

Sem comentários: