sábado, abril 15, 2006

hemeroteca nova

[Boas notícias!]

Hemeroteca traz novos serviços
A Hemeroteca Municipal de Lisboa reabre ao público na segunda- -feira e com novos serviços, novos espaços e horários alargados, agora também aos sábados.
Depois da recuperação do edifício do Palácio dos Condes de Tomar, no Bairro Alto, em Lisboa, o director Álvaro Matos explicou ao DN as novas vertentes da Hemeroteca, sendo que a principal "aposta dos novos serviços passa pelo Serviço de Digitalização e Imagem", que permitirá o pedido de digitalização de documentos, quer na própria biblioteca, quer à distância, através da página oficial na Internet (
www.hemerotecadigital.cm-lisboa.pt).

O responsável refere que este serviço "garante na hora o acesso a cópias de documentos", porque as alterações visam "simplificar os procedimentos e dotar a biblioteca, permitindo um acesso mais directo do utilizador" aos documentos das várias colecções. Através da Internet, a Hemeroteca disponibiliza ainda o Catálogo Bibliográfico, Informação Bibliográfica Orientada, o Cartão de Utilizador das Bibliotecas de Lisboa e serviços de empréstimo. Presencialmente, há os Serviços de Referência, de Leitura, Reprografia, o Serviço de Atendimento de Publicações Oficiais (SAPO), a Elaboração de Índices e Bibliografias Temáticas, Actividades Culturais e Serviço Educativo e Ateliers.
A Hemeroteca é a biblioteca beneficiária de Depósito Legal das publicações periódicas, desde 1931, reunindo cerca de 20 mil títulos, publicados entre 1715 e a actualidade.

in DN, por Filipe Morais

Sem comentários: