segunda-feira, abril 24, 2006

fora de campo

Luiz Felipe Scolari
O Mundo Inglês
É no mínimo curioso espreitar a cultura futebolística inglesa e, para isso, basta "viajar" pelo bem concebido site da BBC. Existem várias características que inundam os jornais desportivos portugueses sobre o futebol inglês. Todos sabemos [quem liga ao futebol, claro] que, por lá, os árbitros costumam "deixar jogar mais", graças aos critérios relativamente ao contacto físico entre jogadores menos limitados - para marcarem falta tem mesmo de existir um contacto forte e faltoso (não é só por se cair para o chão). Sabemos também que os ingleses gostam de se gabar por ter sido lá que nasceu o futebol: foi o mote para o Euro 2000. Outra coisa inerente ao futebol inglês são as bolas em profundidade no campo, "bola para a frente" e o estilo directo a que estão acostumados - talvez por isso o jogo pareça ou seja mesmo mais rápido que na maior parte dos países.

Apesar de todas estas características ligadas ao jogo, existem outras menos claras ou faladas. Uma delas é a forma claro e inequívoca como os treinadores "se fazem" sem meias conversas a determinados cargos. Recentemente a Federação inglesa criou um gabinete destinado a escolher o seleccionador que irá substituir o sueco Sven Goran Eriksson. Só por aí já é especial, já que em Portugal e na maior parte dos países de forte implementação de futebol a nomeação para esse cargo é feito de forma directa e sem prestar grandes explicações, pelo chefe da Federação.

O pormenor, talvez, mais curioso é a forma como os treinadores ingleses fazem uma espécie de campanha eleitoral para mostrarem que são os melhores "candidatos" para o cargo. É o caso do treinador inglês Stuart Pearce, do Manchester City que vem hoje dizer à BBC que ficaria muito surpreendido de ver Scolari à frente da selecção inglesa porque «a população quer um técnico inglês». Aliás, a comissão que está a avaliar os treinadores vai fazendo entrevistas com eles de modo a tentar apurar qual o melhor para a posição. A verdade é que se nota algum desânimo da imprensa relativamente aos técnicos ingleses candidatos a seleccionador. Isto porque nenhum deles orienta um clube de topo - em Inglaterra os treinadores têm vindo a ser importados.

Posto isto, Scolari tem sido o nome mais em voga nos meios de comunicação ingleses. Apesar de já ter negado que tomará uma decisão antes do Mundial, algo necessário para a Federação inglesa, a imprensa continua a falar bastante dele e dar-lhe um protagonismo impressionante. Ainda hoje Scolari negou notícias dos jornais ingleses que falavam que ele teria sido entrevistado pela segunda vez pela Federação inglesa. Quem sabe não haverá a surpresa Scolari em Inglaterra?

Scolari denies England interview

Sem comentários: