sábado, abril 15, 2006

ecrãs transparentes em portugal


[Uma ideia original dá manchete bem conseguida no jornal Público]

Equipa da Universidade Nova assinou este mês acordo com a Samsung
Tecnologia que permite produzir ecrãs transparentes está a ser desenvolvida em Portugal
in Publico - 15.04.2006 - 09h53 António Granado
Imagine que o vidro da sua banheira, o pára-brisas do seu automóvel ou a folha transparente de acetato que usa regularmente são ecrãs. Não estamos a falar de sítios onde se projectam imagens, mas verdadeiros ecrãs que, uma vez desligados da corrente eléctrica, mantêm as propriedades de transparência a que está habituado. Por mais que olhe para os vidros não vê fios, nem percebe como é possível que eles acendam com o simples ligar e desligar de um botão.

A tecnologia por trás destes ecrãs chama-se electrónica transparente e, apesar de estarmos a falar dela com se de um sonho se tratasse, há uma equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa que acabou de assinar um contrato com a Samsung para desenvolver estes novos dispositivos.
Há, aliás, um protótipo a funcionar actualmente no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, onde uma pequena luz (um LED) se acende no centro de um vidro, sem que, aparentemente, haja quaisquer fios a ligá-la.

"Estamos muito satisfeitos que uma empresa como a Samsung nos tenha escolhido para uma parceria deste tipo", diz ao PÚBLICO Rodrigo Martins, professor catedrático da Universidade Nova e um dos responsáveis por este projecto. "É um dos primeiros projectos da Samsung na Europa e só isso mostra a importância que a empresa atribui a esta tecnologia."

mais in Público

Sem comentários: