A sugestão do deputado José Lello.
IMPERIO A DERIVA - A CORTE PORTUGUESA NO RIO DE JANEIRO 1808 - 1821
de PATRICK WILCKEN.
É retratada a ida da corte portuguesa para o Brasil, aquando das invações francesas e tudo aquilo que isso significou para o Brasil e Portugal.
Descrição (brasileira):
Império à Deriva recria com vitalidade narrativa e apuro histórico o extraordinário período em que o Rio de Janeiro foi a capital do Império Português. Em 1808, fugindo de Napoleão, o príncipe regente D. João VI decidiu transferir sua corte para o Brasil. Depois de dois meses de viagem em uma frota de mais de trinta navios, desembarcaram na Praça XV não só a família real dos Braganças — a princesa Carlota Joaquina, a rainha-mãe Maria I, e o jovem príncipe Pedro —, mas também uma corte de 10 mil pessoas, incluindo religiosos, ministros, militares, familiares e criados. Pela primeira e única vez na história, uma colônia passava a sediar uma corte européia.
Essa história singular e recheada de personagens extravagantes é contada com notável maestria pelo jornalista australiano radicado em Londres Patrick Wilcken, que se baseou em documentos brasileiros e portugueses, além de pesquisas no Ministério de Relações Exteriores britânico. Da estranheza dos europeus diante da exuberância tropical às maquinações dos governantes e diplomatas, da fundação do Jardim Botânico ao cruel tráfico negreiro, a vida carioca do início do século XIX surge vibrante nas páginas deste livro, revelando um pedaço excepcional da história da Cidade Maravilhosa.
Sobre o Autor
Patrick Wilcken cresceu em Sydney, na Austrália. Enquanto fazia a editoração do website de livros do jornal britânico The Daily Telegraph, passou longos períodos no Rio de Janeiro. Mais recentemente, colaborou com resenhas e artigos relacionados com o Brasil para os jornais The Times Literary Supplement, The Guardian e Index on Censorship
Sem comentários:
Enviar um comentário