quarta-feira, fevereiro 01, 2006

gates, bill

[Esta noite as televisões mostraram Bill Gates em diversas situações. Hoje foi um dia mais informal para o líder da Microsoft e personagem a que ninguém fica indiferente. O momento mais formal foi o encontro com o PM José Sócrates, que voltou a repetir, em português, com Gates ao seu lado (sem tradução), as vantagens do Choque Tecnológico... Esse foi o momento baixo do dia, o momento alto foi quando o Ministro da Ciência e Tec., Mariano Gago, passeou com Bill Gates no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações. Gago tem o mesmo aspecto de "nerd" de Gates e deve ser fã incondicional e fervoroso dele. Ambos divertiram-se como crianças na mesa e cadeiras gigantes no Pavilhão, um dos momentos altos! Gates deu ainda, aí, breves lições de tecnologia numa conferência com jovens deficientes presentes e falou das novidades que irão existir para os ajudar perto dos computadores.]

Fórum Líderes: Mariano Gago apela à produção de conteúdos em língua portuguesa
O ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, apelou hoje à produção de conteúdos em língua portuguesa na Internet.
O responsável falava aos jornalistas à margem do Fórum de Líderes de Governo organizado pela Microsoft em Lisboa, que hoje termina.
"Só pode haver [conteúdos em língua portuguesa] se houver um esforço" de todas as entidades, afirmou o governante. "Não há razão para que milhões de obras portuguesas, música, não estejam na Internet", considerou Mariano Gago, acrescentando que para atingir esse objectivo é preciso haver "um esforço cooperativo e descentralizado", disse.
O ministro disse que o acordo estabelecido com a Microsoft não inibe o desenvolvimento de software livre (software de código aberto [sem propriedade] sobre o qual se podem desenvolver livremente aplicações, sendo o exemplo mais conhecido o sistema operativo Linux).
Em relação ao anúncio feito terça-feira pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para os concursos, num montante próximo dos 110 milhões de euros, com vista à consolidação da rede nacional de banda larga, o prazo termina a 28 de Abril.
No Fórum de Líderes, o ministro defendeu um maior investimento das empresas privadas na área da ciência e inovação, a nível europeu. O ministro destacou o facto de neste momento se assistir a uma diminuição generalizada de alunos nas áreas de ciências.
O segundo e último dia do evento, que tem como tema "Impulsionar a competitividade global através da inovação local", conta com a intervenção do presidente e maior accionista da Microsoft, o norte- americano Bill Gates e do primeiro-ministro português, José Sócrates.
No primeiro dia do fórum, que contou com as intervenções do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso e do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Diogo Freitas do Amaral, a Microsoft afirmou que pretende formar um milhão de portugueses em tecnologias de informação, nos próximos cinco anos.

mais in Lusa

Sem comentários: