sábado, janeiro 28, 2006

alternativas

[É uma pena existirem tantos interesses instalados e tão pouca vontade em subsituir o petróleo. E existem alternativas, é preciso é investir a sério nelas.]

Dizem especialistas em Davos
Petróleo: Árctico poderá ser alternativa aos países do Golfo
O Árctico, com as suas reservas naturais, perfila-se como uma solução possível para as dificuldades mundiais de fornecimento energético, consideraram hoje especialistas no Fórum Mundial Económico em Davos, na Suíça.
Apesar das significativas incertezas quanto aos impactes ambientais e a espinhosa questão dos direitos de propriedade, oito países reclamam a sua parte e vários outros tentam entrar no tabuleiro de jogo. “O Árctico nunca vai substituir o Médio Oriente” como região que alimenta o mundo em petróleo, considerou Helge Lund, do grupo petrolífero norueguês Statoil, apesar de reconhecer que a região tem “o potencial para ser um bom complemento” à oferta.O Árctico poderá representar cerca de um quarto dos recursos em gás e petróleo ainda por descobrir, ou seja, 375 mil milhões de barris equivalentes em petróleo, acrescentou Helge Lund.

Sem comentários: