sábado, dezembro 03, 2005
serra nevada
Manobras de diversão na neve para profissionais e principiantes
Os mais hábeis sobem até ao topo da montanha, onde as pretas desafiam a coragem e a perícia
Serra Nevada é um dos destinos preferidos dos portugueses. Pela proximidade, já que bastam algumas horas de carro para lá chegar. Pela língua, que, mais que não seja pelo "portunhol", é facilmente compreendida. Pelos preços, pois aqui ainda se conseguem preços acessíveis mesmo em época alta, ao contrário de outros destinos mais famosos em matéria de esqui, como os Alpes ou os Pireneus. Sempre que caem os primeiros flocos de neve e apetece aproveitar o melhor do frio este é um dos destinos mais procurados.
A descida das temperaturas nos últimos dias fez com que a alvorada revelasse um tapete branco e fofo com meio metro de altura e auto- -estradas cortadas. Tudo de branco em camadas que não deixam ver a cor dos campos. Quem chegou antes à serra já não tem que se preocupar com os acessos, basta tratar do aluguer do equipamento para avançar para as pistas.
De início, a aventura revela-se assustadora. Tudo parece difícil. Tomar o peso dos esquis, não conseguir caminhar com segurança, pôr e tirar os esquis de cada vez que se apanha boleia no tapete rolante, coordenar os movimentos, travar convenientemente... Ufa! Tantas regras chegam a ser uma canseira. É certo, que não corre tudo bem à primeira e que dá vontade imediatamente de sair, mas dá mais raiva ainda a quem está a aprender ver os petizes, com dois ou três anos, quase deslizarem de olhos fechados sem medo das consequências. Os mais hábeis sobem até ao topo da montanha, onde as pretas (pistas com maior grau de difuldade) desafiam a coragem e a perícia. Vista de cima a "queda" ganha outra dimensão, mas, no momento, o que conta é a velocidade que se atinge. O vento gelado contra a cara, o corpo a deslizar como uma bola de neve, cada vez mais rápido, até que por fim entra em terreno plano e com um cruzar de esquis trava gradualmente. Há os que preferem o snowboard, mais na moda. Os que gostam de fazer sku escorregando sentados na neve. Ou, simplesmente, os que preferem o sol de Inverno numa qualquer esplanada, que lhes há-de deixar marcas denunciadoras e que dão sempre azo a grandes conversas.
mais in DN
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário