Entre o plasma e o LCD uma questão de tamanho
Plasma ou LCD? É uma escolha que provavelmente muitos portugueses vão enfrentar neste Natal se quiserem adquirir uma televisão digital plana e com melhor qualidade de imagem. E no momento de dar o passo da TV tradicional de tubos de raios catódicos (CRT) para um sistema mais so- fisticado, convém ter presente as vantagens e desvantagens das duas alternativas.
A primeira coisa a ter em atenção é a dimensão do painel. Tipicamente, o plasma é uma tecnologia com melhor qualidade quando se pretende uma tela de grandes dimensões, acima das 40 polegadas. O LCD, por seu turno, é uma tecnologia de cristais líquidos que vingou nos computadores portáteis e que hoje está em ascensão, apresentando um excelente desempenho para ecrãs mais pequenos (tipicamente até às 37 polegadas, apesar de já existirem alguns modelos de 40 polegadas).
Em termos puramente comerciais, há que dizer que actualmente o LCD tem mais saída que o plasma. Segundo dados fornecidos por Filipe Sá Nogueira, director de marketing da Sonicel (que representa a Panasonic em Portugal), em 2004 vendeu-se um total de 35 300 aparelhos LCD e quase 17 mil plasmas. Para 2005, este responsável previa vendas totais de 32 500 plasmas (o dobro face a 2004) e 97 mil LCD (o triplo em relação ao ano passado).
mais in DN
segunda-feira, dezembro 12, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário