sexta-feira, novembro 11, 2005

verdades interessantes in dn

entrevista Joan Fontcuberta fotógrafo
"Vivemos num mundo de meias verdades"
Um dos artistas mais reconhecidos dentro e fora de Espanha, Fontcuberta veio a Lisboa participar no curso de fotografia do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística

Que diz aos seus alunos sobre onde começa e acaba a verdade na fotografia?
Quero que descubram por si qual é a fronteira. Hoje, verdade e mentira são categorias muito abstractas que nunca se apresentam no seu estado absoluto. Depende do ponto de vista do observador. Vivemos num mundo de meias verdades.

Está a exibir no Instituto Cervantes de Paris a série Googlegramas. O que é?
Junta dois universos o fotomosaico e o universo Google, que é muito mais do que um motor de busca - foi criado por dois estudantes de filosofia e entra em conceitos filosóficos como o Google Zeitgeist, que determina a notoriedade das personagens ou a pertinência dos conceitos a dado momento. A Internet exemplifica uma espécie de arquivo exaus- tivo, universal e democrático, e o projecto tenta averiguar se a informação circula livremente, ou se continua a haver censuras, filtros ou acidentes lógicos.

Como funciona?
Uso um programa freeware, em que uma imagem é refeita em milhares [são 13 ampliações, algumas com 10 mil peças]. O software liga-se à Internet e, através do Google, permite procurar imagens por palavras- -chave. Por exemplo, para a foto da tortura em Abu Ghraib, no Iraque, em que se vê a soldado Lynndie England com um preso pela trela, há o documento do Congresso dos EUA ou a lista de todos os civis e militares incriminados. O resultado funciona como palimpsesto à distância vemos uma imagem, perto vemos muitas outras. Mas quando pesquisei o nome do seu namorado, o Google não deu qualquer imagem - e havia milhares no Yahoo ou Altavista! Ou seja, em dados momentos, o Google filtrava, censurava a informação. Continua a haver forma de controlar e orientar a informação. Para a exposição, o programador retocou o software para oferecer ao visitante propostas interactivas que têm a ver com França.

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