domingo, novembro 06, 2005

língua global?

UNESCO
Metade dos idiomas podem desaparecer
Metade dos seis mil idiomas que se falam actualmente em todo o mundo podem desaparecer ao longo do século XXI, alerta a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) num relatório intitulado Rumo às Sociedades do Conhecimento.
Esta mudança poderá ser agravada com o uso das novas tecnologias, como a Internet, refere o comunicado da organização, onde acrescenta que, apesar das vantagens, estas podem acelerar a "extinção" de determinados idiomas, ao favorecer a "homogeneização", em detrimento da "diversidade". A directora-geral adjunta da UNESCO, Françoise Rivière, explicou em conferência de imprensa que as línguas mais ameaçadas são as menos difundidas, especialmente as faladas em países africanos. O documento refere que "segundo alguns linguistas o fenómeno da extinção de idiomas está a acontecer de uma forma mais rápida, calculando-se que entre 90% e 95% das línguas actuais poderão desaparecer no espaço de um século".
A UNESCO recomenda, para a preservação dos idiomas, que os países incentivem a aprendizagem de duas ou três línguas desde os primeiros anos de escolaridade e pede aos sectores públicos e privado que favoreçam a tradução de programas informáticos e desenvolvam conteúdos na Internet em alfabetos diferentes do latino. A UNESCO adverte também que só 11% da população mundial têm acesso à Internet e 90% dos cibernautas vivem em países ricos.
in DN

Sem comentários: