domingo, novembro 13, 2005

imagem sagradíssima do coração da virgíssima maria

[Sempre me fez muita confusão os católicos terem tanto fascinio pela adoração de imagens. De representações sejam elas de porcelana, ouro ou madeira... como é possível com tantos conhecimentos que temos hoje, da forma como conhecemos a forma como as imagens foram criadas, para criar nas pessoas uma espécie de meio físico onde estaria algo de divino, para as pessoas se manterem fiéis à igreja. Adorar uma imagem não só é, na minha opinião, ridiculo, como não é o que vem na biblia, bem pelo contrário. Na história de Abrão o povo adora um touro em ouro, algo repudiado por Abrão que terá explicado, segundo diz o documento histórico escrito muito tempo depois dos eventos referidos, que a adoração ao seu deus deveria ser em reflexão e não em imagens ou representações. Depois existe o meu argumento preferido... se deus não existe, para que adorar imagens que só lhe dizem respeito de um ponto de vista humano. Ainda existe o argumento da minha mãe: na biblia não diz em nenhum lado para se adorar a Virgem Maria, nem mesmo imagens... e toda a gente sabe que tudo o que o catolicismo criou para lá da biblia é pura invenção e feito para manipular melhor as pessoas em torno da religião.
Esta hora de almoço passei pela Igreja Nossa Sra. de Fátima, onde a figura tão importante esteve no inicio da procissão que teve transmissão televisiva alargada. Havia já camaras de televisão e três ou quatro homens a montar um palco. De resto estava tudo completamente vazio, como é normal a um sábado, na zona. Passadas três horas milhares de pessoas varriam a zona, muitas a chorar de emoção. Na transmissão televisiva uma pseudo-reporter aparvalhada fazia perguntas muito católicas e também muito parvas. Uma das respostas melhores que recordo foi do Duque de Bragança, que disse algo do tipo: se a França tivesse uma cultura católica tão profunda e valores tão fortes não estaria a ter os problemas que tem actualmente a nível de violência. Ora que coisa tão disparatada para se dizer!]

Cardeal patriarca consagrou cidade à Virgem
Multidão acompanhou imagem da Senhora de Fátima pelas ruas de Lisboa
Dezenas de milhares de pessoas acompanharam hoje a imagem da Senhora de Fátima pelas ruas do centro de Lisboa, durante a procissão das velas que antecedeu a consagração da cidade à Virgem.

Sem comentários: