sexta-feira, novembro 25, 2005

ciência

ESA assina protocolo com Portugal para instalação de estação nos Açores
A Agência Espacial Europeia (ESA) formaliza sábado, em Lisboa, um protocolo com Portugal para a instalação na ilha de Santa Maria de uma estação móvel de rastreio de satélites, anunciou hoje o Governo açoriano. A ilha de Santa Maria foi considerada a melhor localização no Atlântico para receber a estação da ESA de rastreio para o "Ariane 5", que vai cobrir todo o percurso desde o seu lançamento em Kourou (Guiana Francesa) até à acoplagem na Estação Espacial Internacional (ISS), disse a mesma fonte.

Ciência: Novos estudos confirmam alterações climáticas e subida dos oceanos
A concentração de gases com efeito de estufa verificada actualmente é a mais elevada dos últimos 650.000 anos e a subida do nível dos oceanos duplicou nos últimos 150 anos, indicam estudos hoje publicados pela revista Science. Uma nova análise de bolhas de ar preservadas há milénios no gelo antárctico a 3.000 metros de profundidade permitiu recuar 350.000 anos na história das emissões de gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono e o metano, segundo uma equipa de investigadores europeus.
"As análises mostram que a concentração de gás carbónico (CO2) é hoje 27% mais elevada que o nível mais alto registado nos últimos 650.000 anos", sublinhou Thomas Stocker, do Instituto de Física de Berna e autor de um dos estudos. Segundo a investigação, feita no âmbito do Projecto Europeu para as Camadas Glaciais da Antártida, "o período em que os seres humanos alteraram a composição da atmosfera é muito curto em comparação com os ciclos naturais das alterações climáticas" na história do planeta, acrescentou.

Sem comentários: