terça-feira, novembro 08, 2005

breves do dia

[Para mim, um dos melhores concertos foi o de Bryan Adams, no Canadá, pela hora do almoço.]
Música: Concertos Live 8 em DVD lançados esta semana em Portugal
Um conjunto de quatro DVD reunindo algumas das actuações realizadas em todo o mundo por ocasião dos concertos de apoio aos países em vias de desenvolvimento "Live 8", surgem esta semana no mercado português. "Live 8 - One day, one concert, one world" reúne, segundo a editora, "alguns dos momentos memoráveis" que os vários artistas e bandas protagonizaram, nomeadamente nos palcos de Londres e Filadélfia.
As vendas dos DVD revertem para projectos de erradicação da pobreza e da fome em África, afirma Bob Geldof, promotor da iniciativa, num texto que acompanha a edição.
O Live 8 realizou-se a 02 de Julho em nove palcos em simultâneo, tendo sido o ponto de partida para o movimento Long Walk to Justice, que apoia as iniciativas de solidariedade da Make Poverty History e Global Call to Action. Os concertos tiveram uma audiência de cinco mil milhões de telespectadores, para além dos dois milhões que assistiram no total dos oito palcos.


[Já não é grande novidade, ou não tivesse sido intenção da Prisa comprar a TSF... resta saber se há mercado para uma rádio desse tipo, visto que a qualidade da TSF é muito grande. A Prisa e Media Capital têm a vantagem de terem outras rádios uma delas que emite para todo o país...]
Media: Grupo Prisa quer criar nova rádio de informação em Portugal
O grupo espanhol Prisa admitiu hoje poder criar uma nova rádio de informação em Portugal, tendo o administrador-delegado José Luís Cébrian sublinhado que essa estratégia foi seguida em todos os países onde a empresa investe.
"Em nenhum país onde estamos presentes temos só rádios musicais, temos também rádios de informação", afirmou o responsável no final da conferência de imprensa que formalizou a entrada da Prisa como accionista maioritário no grupo português de comunicação Media Capital.
Também o presidente da Media Capital, Miguel Pais do Amaral, considerou que "existe sempre mercado para novos formatos", escusando- se, no entanto, a adiantar mais pormenores.


França: Governo autoriza imposição de recolher obrigatório
O governo francês deu hoje "luz verde" às autoridades locais para imporem o recolher obrigatório nas zonas onde se registe violência urbana, anunciou o ministro do Interior, Nicolas Sarkozy. A medida entra em vigor quarta-feira. A reunião do conselho de ministros, habitualmente à quarta-feira, foi antecipada para hoje, dada a urgência da tomada de decisões para travar a onda de violência iniciada há 12 dias. "Poderemos agora agir de forma preventiva para evitar este tipo de incidentes", afirmou o ministro, após uma reunião do Conselho de Ministros, acrescentando que o governo vai estar atento à evolução dos acontecimentos.
A noite de segunda-feira foi a 12ª consecutiva de violência urbana por parte de jovens maioritariamente oriundos de África que começou nos subúrbios de Paris, mas já se estendeu a todo o país. Só esta madrugada, foram incendiadas 1.173 viaturas e detidas 330 pessoas.

Reunião do Conselho de Ministros
Governo francês autoriza instauração do recolher obrigatório
O Governo francês autorizou hoje a instauração do recolher obrigatório nas zonas onde não seja possível controlar os tumultos dos últimos dias. O anúncio desta medida foi feito hoje de manhã pelo ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, depois de uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros convocada pelo Presidente Jacques Chirac.
Governo francês prepara-se para decretar recolher obrigatório
Veja aqui o destaque do PÚBLICO de hoje

Tribunal de Contas
Parte do espólio da Comissão dos Descobrimentos desapareceu
O Tribunal de Contas detectou que parte do espólio da Comissão para a Comemoração dos Descobrimentos, estimado em cem mil euros, desapareceu no processo de extinção desta entidade, concluído em 2003.
As conclusões constam de um relatório do Tribunal de Contas (TC), hoje divulgado, resultante de uma auditoria financeira realizada este ano à gerência de 2003 da Secretaria-Geral do Ministério da Cultura (SGMC).O TC detectou uma diferença de cem mil euros no inventário realizado pela Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses (CNCDP), que rondava os 486 mil euros, e no realizado pela SGMC, num total de 385 mil euros.

Música: Portugueses Wraygunn consideram Paris, Marselha e Bordéus "barris de pólvora"
A banda portuguesa Wraygunn, que desde 03 de Novembro está em digressão por França, onde costuma actuar para um público "dos 16 aos 60 anos", não mostra surpresa com os motins a que o país assiste. "A tensão já existe há muito tempo e Paris, Marselha e Bordéus são autênticos barris de pólvora", declarou Paulo Furtado, vocalista e guitarrista da banda, à agência Lusa, acrescentando que "a dureza da actuação policial para com os muçulmanos e os negros é uma constante". "Mais tarde ou mais cedo, a revolta adormecida explodiria", afirmou ainda Paulo Furtado, assegurando, no entanto, que os espectáculos do grupo têm decorrido "com normalidade e com audiência". Nos últimos cinco dias, os Wraygunn actuaram em Nantes, Bordéus, Marselha e Clermont-Ferrand, chegaram a Paris na segunda- feira com vista ao espectáculo de hoje e têm ainda concertos agendados para Sannois, Toulosse, Estrasburgo, Trebry e Rennes. "Em Marselha, onde estivemos no dia 05, a tensão racial era ainda maior do que é costume, sendo possível ver carros queimados no centro da cidade, além de toda a noite se ouvir passar as viaturas dos bombeiros", contou o guitarrista à Lusa.

Lisboa: 198 casas despejadas este ano por ocupação ilegal - Polícia Municipal
A Polícia Municipal de Lisboa despejou desde o início do ano cerca de 200 casas de habitação social, que teriam sido ilegalmente ocupadas, disse hoje à Agência Lusa o comandante da corporação, André Gomes.
A grande maioria das desocupações decorre de uma forma pacífica, mas há casos em que os ocupantes oferecem resistência e acabam por ser detidos por desobediência à autoridade, adiantou o subintendente. Muitas das casas que são desocupadas ficam em mau estado, tendo a autarquia de proceder a obras de reparação para que possam ser novamente habitadas.

ElBaradei fiscalizado no aeroporto de Boston
Nobel da Paz revistado
O Prémio Nobel da Paz e chefe da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), o egípcio ElBaradei, foi revistado no domingo pelas autoridades norte-americanas num aeroporto de Boston. Segundo fontes diplomáticas, ElBaradei e a mulher foram alvo de uma revista minuciosa no aeroporto Logan, aparentemente devido ao seu apelido. »

Governo não beneficia acessos particulares
Internet sem apoio do Estado
Os benefícios fiscais para os acessos particulares à Internet não vão ser alargados pelo Governo. O Executivo justifica-se alegando que os preços ainda são acessíveis. »

Compra de 33 por cento
Espanhóis entram na TVI
A entrada do grupo de «media» espanhol Prisa na Media Capital fica hoje concretizada com a operação de compra de 33 por cento do capital social do grupo que controla a TVI e a Rádio Comercial, entre outros órgãos de comunicação social portugueses. Depois de na semana passada a Vertix, maior accionista da Media Capital, ter anunciado o exercício da opção de venda da sua participação à Prisa, tem lugar hoje a concretização do negócio. Os accionistas da Media Capital vão encaixar perto de 190 milhões de euros com a venda, além de participações representativas de 24 por cento do capital da Prisa Division Internacional. O acordo com os accionistas da Media Capital dá ainda à Prisa direito de preferência sobre 13,32 por cento do capital. Esta opção é válida até Março de 2008 e obrigará a Prisa a um esforço financeiro adicional de 71 a 79 milhões de euros, se for exercida. Obrigará ainda o grupo de espanhol a lançar uma oferta sobre a Media Capital, uma vez que passará a deter 46,32 por cento do capital, ultrapassando o limite legal de 33 por cento.

Portugueses adoram a cozinha
Portugal é um dos países onde mais se convive e come em família na cozinha. A conclusão vem num estudo internacional realizado pela marca sueca de mobiliário IKEA, que revela ainda que a higiene desta assoalhada é uma preocupação importante.

Ota destruirá 5406 sobreiros

Sem comentários: