[Gostava tanto de poder ter estado presente neste conferência!! Não consegui porque infelizmente o trabalho em excesso e o facto de trabalhar em Carnaxide tem-me impedido de conseguir fazer coisas que gosto!]
"A blogosfera chega a pouca gente"
Os blogues são vistos, frequentemente, como vigilantes dos jornalistas
"É preciso colocar as coisas em perspectiva e colocarmo-nos na devida posição quando falamos de blogues a blogosfera chega a pouca gente." António Granado, autor do blogue Ponto Media e jornalista do Público, desmentia assim, quinta-feira, durante a conferência "Falar de Blogues Percursos e Perspectivas", a ideia de que a blogosfera portuguesa atingiu uma fase de maturidade.
"Não estamos em velocidade de cruzeiro, nem na Internet, quanto mais na blogosfera", sublinhou Granado, contrariando uma das ideias saídas do II Encontro de Weblogs, que decorreu em Outubro na Covilhã. As conclusões do encontro tinham sido apresentadas pela organizadora Catarina Rodrigues, na abertura da conferência, em que participaram ainda Joana Amaral Dias (co-autora do Bicho Carpinteiro) e o professor da Universidade Católica Rogério Santos (do blogue Indústrias Culturais), sob a moderação do investigador e provedor do DN, José Carlos Abrantes.
António Granado justificou as afirmações com os resultados de um estudo do Eurostat divulgado esta semana.
Os dados indicam que Portugal é o país da União Europeia com maior disparidade no uso da Internet em função das habilitações literárias dos utilizadores. Apenas 14% dos portugueses que não completaram o 12.º ano acederam à Rede, um número que sobe para os 84% no que diz respeito às pessoas com formação superior. A diferença de 70 pontos percentuais é muito superior à média europeia, que se situa nos 52 pontos.
"Houve uma grande evolução nos últimos quatro anos", reconhece Granado (que mantém o Ponto Media desde 2001), "mas a blogosfera é lida por uma faixa estreita da população".
A ideia foi reforçada por um nome bem conhecido da blogosfera portuguesa. Paulo Querido, jornalista do Expresso e autor do blogue Mas Certamente Que Sim, saiu da assistência e foi peremptório "A blogosfera é elitista." Querido defendeu a ideia de que os blogues são uma "ferramenta democrática" ao dar, pela primeira vez, a qualquer pessoa sem conhecimentos técnicos a possibilidade de publicar na Web. Contudo, frisou, a blogosfera "chega a uma classe de pessoas socialmente favorecidas".
Blogues e jornalismo. A possibilidade de um jornalismo na blogosfera, feito em alternativa aos media profissionais, é uma questão polémica. Rogério Santos, no entanto, não tem dúvidas "Não devemos confundir blogosfera com jornalismo". Um blogue, define o professor, "é uma ferramenta informática e uma forma de escrever".
Já António Granado não exclui a hipótese de um jornalismo de cidadãos, feito na Web por não profissionais. Aliás, argumentou, "a chancela da carteira profissional não é necessária". Este "jornalismo dos cidadãos", contudo, não é possível na blogosfera "Os sites de citizen journalism é que têm pernas para andar."
Contrariamente ao que se passa num blogue, este tipo de sites (que tem vindo a proliferar sobretudo nos EUA e em países onde a imprensa é sujeita a controlo estatal) reúne uma comunidade de "repórteres" dispostos a noticiar assuntos que lhes são próximos ou que foram ignorados pelos media tradicionais.
Por norma, estes sites apresentam uma estrutura mais próxima da do jornalismo profissional. Existem editores e é feita a revisão dos conteúdos publicados. Para Granado, reside aqui uma questão fundamental "Para haver jornalismo, tem de haver edição. O jornalismo é uma prática com regras e, portanto, os blogues não são jornalismo."
"VIGILANTES". Aos bloggers é frequentemente atribuído o papel de watchdogs dos media, pois comentam e criticam o trabalho dos jornalistas, apontam falhas e sugerem reportagens.
Para Joana Amaral Dias, esta é "uma oportunidade para recuperar qualidade no jornalismo". A concentração dos media, defende, levou à redução das opções dos cidadãos e estes voltaram-se para os blogues.
mais in DN
domingo, novembro 13, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário