terça-feira, novembro 29, 2005

agenda política divertida

[Gostava imenso de ir à apresentação deste livro, que ocorre na tarde de hoje (terça-feira) na FNAC do Chiado, às 18h30. Como não vou conseguir ir, nada melhor do que poder ler pormenores no DN. Obrigada!]

Livro
Humor para todo o ano
As boas agendas são as que têm informações úteis. Por exemplo, quando há fins-de-semana prolongados e quando começa o Mundial de Futebol. Ou ainda que em Fevereiro se deve "fornecer aos boys um suplemento de rações de farinha e vaciná-los contra a raiva" e que 10 de Junho é o "dia nacional das condecorações e das ordens honoríficas". Estas e outras informações estão agora disponíveis na Agenda Política 2006, de autoria do humorista José de Pina e com ilustrações de José Bandeira. Com edição das Produções Fictícias e da Gradiva "a verdadeira e única" Agenda Política 2006 vai ser apresentada hoje, às 18.30, no fórum da Fnac Chiado, em Lisboa.

"Este livro vem na sequência de outro que eu escrevi, Nascido para mandar (Guia prático para chegar ao poder em Portugal)", explica José de Pina. "O livro teve algum sucesso mas ainda não era suficiente para ajudar todos os políticos, profissionais e amadores." A ideia de fazer uma agenda tem vindo a ser amadurecida semanalmente, numa rubrica do Inimigo Público (suplemento humorístico do jornal Público). "É uma agenda verdadeira", garante o autor. "Tem datas certinhos e os feriados. E depois tem também algumas efemérides." Só que não são exactamente as efemérides habituais. Lembra-se, por exemplo, o dia em que "Mário Soares levou um estaladão na Marinha Grande" (14 de Janeiro de de 1986) ou o dia em que "Santana Lopes conquista a sua 22ª namorada" (21 de Setembro de 1985). Isto além das originais explicações sobre o 25 de Abril ou 11 de Março.

Há ainda os aniversários dos líderes políticos, umas espreitadelas às agendas de alguns políticos, os signos políticos, os pensamentos da semana e os práticos conselhos ao estilo Borda d'Água. "Todas as pessoas que gostam de humor político vão gostar deste livro", assegura José de Pina. As mais de 40 gravuras de José Bandeira, cartunista do DN, ilustram "profusamente" e com bastante humor este "livro que também é uma agenda".

in DN

Sem comentários: