domingo, novembro 27, 2005

adeus crucifixos

[Aleluia! Até que enfim alguém se lembrou de fazer da escola um espaço mais livre e mais laico. Uma medida atrasada mas bem-vinda. O mais engraçado é que os crucifixos que existem na escolas, a maior parte deles - para não dizer todos - vêm do tempo de Salazar. Mais curioso é estes crucifixos mostrarem um Jesus Cristo pregado pelas mãos na cruz, quando já foi provado que não pode ter sido assim, senão o corpo não se segurava.]

Ministério retira crucifixos da escola
O crucifixo nas paredes das salas de aula das escolas públicas portuguesas está prestes a tornar-se um símbolo do passado. Será essa a intenção do Ministério da Educação, que, na sequência da recepção, em Abril, de uma exposição da Associação República e Laicidade (RL) protestando contra a presença de cruzes nas escolas, ordenou a sua retirada.
Na Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), desde Maio foi enviada pelo menos uma dezena de ofícios a outras tantas escolas do primeiro ciclo e do secundário em que a presença de crucifixos foi detectada. "Os ofícios invocam a lei e a Constituição e constituem uma ordem", explica a directora da DREN, Margarida Elisa Moreira. "Mas incluem alguma pedagogia, para que as pessoas percebam que não se trata de uma cruzada contra os católicos, mas de respeito pela diferença."
Até agora, segundo esta responsável do ministério, não houve nenhum tipo de reacção adversa, mas não está certa de que entre as cerca de quatro mil escolas da sua área não haja ainda situações "por resolver". Tanto mais que a orientação não se terá consubstanciado numa circular para todas as escolas, mas no envio dos ditos ofícios, caso a caso, quando detectada uma situação específica.

mais in DN

Sem comentários: