Português premiado por trabalho na área da pirataria informática
Um investigador português foi esta terça-feira distinguido com o Prémio Científico IBM 2004 por um trabalho inovador que evita as consequências dos ataques informáticos, um problema que só no primeiro semestre deste ano aumentou 50%.
Nuno Ferreira Neves, professor do Departamento de informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, recebeu hoje o galardão, no valor de 15 mil euros, pelo trabalho «Tolerância a intrusões em sistemas informáticos», um modelo que permite os ataques, mas evita ou minimiza as suas consequências.
A atribuição deste prémio surge numa altura em que se fala cada vez mais de segurança informática e da necessidade de proteger os sistemas de intrusões indevidas.
De acordo com um relatório recente da IBM, os ataques à segurança informática estão a subir e registaram um aumento de 50% no primeiro semestre do ano, o que se traduz em 237 milhões de ataques.
O trabalho de Nuno Ferreira Neves é inovador na medida em que rompe com o modelo clássico de prevenção ou detecção de intrusões, permitindo essas intrusões, mas construindo sistemas de modo a que elas não produzam danos, ou pelo menos limitem o seu alcance.
Segundo o investigador, «não há sistemas informáticos invulneráveis e a dificuldade de construir sistemas absolutamente seguros e imunes a intrusões é real, dada a capacidade de adaptação dos atacantes». Esta tese propõe assim dotar os sistemas com os meios que lhes permitam tolerar as intrusões de um modo automático, evitando que afectem o seu bom funcionamento.
terça-feira, outubro 18, 2005
informática portuguesa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário