quinta-feira, setembro 15, 2005

pe online



Novo site do PE com notícias nas 20 línguas da UE
Os cidadãos europeus podem a partir de agora navegar com maior facilidade no novo site do Parlamento Europeu (PE), que, entre outras novidades, disponibiliza conteúdos especificamente dirigidos para cada um dos 25 países que integram a União Europeia (UE) nas 20 línguas oficiais.
Apresentado oficialmente em Lisboa esta quinta-feira, dois dias depois de o ter sido em Bruxelas pelo presidente do PE, Josep Borrell, o novo site apresenta uma imagem renovada e colorida e pretende tornar facilmente acessíveis aos visitantes as principais questões da actualidade, estando dividido em cinco áreas principais.
Na página é possível encontrar uma secção com informações sobre a instituição, uma outra só sobre os 732 eurodeputados, os respectivos percursos e os relatórios em que estão a trabalhar no momento, uma área sobre as actividades que estão a decorrer no PE, nomeadamente reuniões, comissões e delegações, uma outra área que permite o acesso online e em directo às sessões e uma hot line para a comunicação social.
Na primeira página constam as actualidades, onde os cidadãos dos 25 podem encontrar conteúdos que interessam directamente ao respectivo país e na sua língua natal. A partir de Janeiro passam a estar disponíveis também em gaélico, a 21ª língua oficial da UE.
No novo portal, que pretende encorajar os visitantes a procurar e aprofundar informações sobre o PE e que em data a anunciar irá mudar o respectivo domínio para um sufixo europeu, estão ainda disponíveis 1,2 milhões de documentos.
«A grande novidade é a disponibilização de informação sobre o que se está a passar no PE», disse aos jornalistas José Nunes Liberato, director global de Media do PE.
José Liberato sublinhou o «esforço colossal» em termos financeiros e humanos para criar o novo site, que levou um ano a ser concebido, envolveu custos na ordem dos 1,2 milhões de euros em termos de contratos externos e foi alvo de uma campanha de divulgação no valor de 300 mil euros.
in DD

Sem comentários: