segunda-feira, setembro 19, 2005

nasa volta à lua

Image hosted by Photobucket.com

Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a NASA
Espaço: Astronautas regressam à Lua em 2018 - NASA

Quatro astronautas serão enviados à Lua em 2018 a bordo de uma cápsula que seguirá para o satélite da Terra numa nova nave espacial, anunciou hoje a NASA.
De acordo com o administrador da agência espacial norte- americana, Michael Griffin, a missão dos quatro astronautas na Lua deverá durar uma semana. A viagem durará quatro vezes mais do que as missões de "Apollo" à Lua entre 1969 e 1972, referiu Griffin. "Vamos regressar à Lua em 2018 e alargar a presença humana ao longo do sistema solar e também para lá dele", afirmou o administrador da NASA, revelando que o projecto custará cerca de 85,5 mil milhões de euros.
Os quatro astronautas irão viajar numa nova nave espacial, apelidada de "Crew Exploration Vehicle" (CEV), que deverá estar pronta em 2012.

Segundo Michael Griffin, este programa espacial "permitirá estabelecer uma presença permanente na Lua", numa plataforma lunar na qual os astronautas se poderão preparar para missões mais longínquas, como a exploração do planeta Marte. No site na Internet, a NASA dá conta que a nova nave espacial foi desenhada para transportar quatro pessoas para a Lua, mas vai estar preparada para futuras missões para Marte, suportando até seis tripulantes, e para enviar astronautas e mercadorias para a Estação Espacial Internacional.
A futura CEV, que poderá ser utilizada mais do que uma dezena de vezes, estará apetrechada com painéis solares que fornecerão energia e utilizará metano líquido, tanto a cápsula, que transporta os astronautas, como o equipamento de aterragem. - in Lusa


Image hosted by Photobucket.com
Alpes Lunares, na Lua.

Sem comentários: