terça-feira, setembro 20, 2005

lua e sol

Maior eclipse solar do último século visível em Portugal a 3 de Outubro
O maior eclipse solar visível em Portugal nos últimos cem anos ocorrerá no próximo dia 3 de manhã, quando se registar «um alinhamento perfeito» entre o Sol, a Lua e a Terra.
As condições de observação serão melhores no norte do país, especialmente no distrito de Bragança, onde apenas um anel de luz ficará visível.

Será um eclipse anelar, o que acontece «sempre que há um alinhamento perfeito entre o Sol, a Lua e a Terra», explicou à Lusa Rosa Doran, do Núcleo Interactivo de Astronomia (Nuclio).
De acordo com a especialista, este fenómeno «tem a ver com o facto de a Lua estar no ponto de órbita mais próximo da Terra», e assim, os diâmetros aparentes do Sol e da Lua vistos a partir do planeta são muito próximos.
Dessa forma, durante cerca de cinco minutos da manhã de 3 de Outubro, a Lua vai sobrepor-se totalmente ao Sol, ficando visível apenas um anel de luz em torno da Lua, razão por que se chama a este tipo de eclipse anular ou anelar.
in Lusa
__________


Eclipse solar a 3 de Outubro
No próximo dia 3 de Outubro a Lua passará à frente do Sol. Trata-se de um eclipse anular cuja rota passa por Portugal. A linha central do eclipse passará pelas regiões do Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro. Estas serão por isso áreas privilegiadas para a observação do fenómeno, o maior do último século em território português. A Lua não ocultará totalmente o Sol. Em condições meteorológicas favoráveis, no máximo do eclipse, ver-se-á um anel luminoso a rodear o disco negro da lua. Fora da linha central do eclipse poder-se-á apenas observar um eclipse parcial.

Sem comentários: