segunda-feira, setembro 26, 2005

google de futuro

[Dada a pertinência deste artigo da jornalista Marina Almeida (DN), incluo aqui o artigo completo.]

vint cerf. "O Google é uma casa que fervilha de talento, energia, juventude e recursos"

'Pai da Internet' desenha futuro da Web no Google
"Os blogues são uma forma prática de cidadãos comuns partilharem o que sabem e aprenderem com os outros"
Aos 62 anos, Vint Cerf não pensa na reforma. O homem que idealizou o protocolo informático que está na génese da Internet vai integrar a equipa do Google como "Chief Internet Evangelist" a partir de 3 de Outubro. "Estou muito interessado na troca de ideias e tecnologia, na partilha de informação, na utilização da Internet com fins construtivos, na sustentabilidade de uma Internet baseada em serviços. O Google é uma casa que fervilha de talento, energia, juventude e recursos, não consigo imaginar uma combinação mais potente para fazer todas estas coisas", disse, em entrevista ao DN.

Cerf tem os olhos postos no futuro "Passei os últimos 30 anos a persuadir as pessoas a trabalhar e a utilizar a Internet. No Google, espero, entre outros objectivos, ajudar a articular a sua visão de ter um mundo em rede nos sectores público, governo e privado".

Apesar do nome "pomposo" do futuro cargo (que em português pode ser traduzido por evangelizador-chefe da Internet) Cerf não quer ser um relações públicas de peso nem instalar-se numa prateleira dourada. Os cabelos brancos não intimidam o "pai da Internet" na hora de integrar a jovem empresa de sucesso criada por Larry Page e Sergey Brin "Internamente, o Google cresceu dramaticamente e eu espero passar bastante tempo com os Googlers globais a perceber que tipo de problemas estão a tentar resolver, que aplicações estão a tentar construir e fazer o que puder para os apoiar - identificando novas tecnologias, lincando diferentes grupos que de outra forma poderiam não perceber que têm os mesmos problemas ou até as respostas para os desafios de outros grupos."

incontornável. Vint Cerf disse ao DN que a sua transferência para o Google "foi uma espécie de entendimento mútuo perguntei ao Eric [Schmidt, CEO do Google] se ele precisava de ajuda e ele disse que sim". Ficou no "segredo dos deuses" o valor da contratação do guru da Internet.

Eric Schmidt, amigo de longa data de Cerf, integrou a equipa de trabalho que desenvolveu o protocolo TCP que permitiu aos computadores comunicar entre si. Em declarações à Wired, disse que Cerf "é uma das mais importantes pessoas vivas. Vint entregou-se de corpo e alma a fazer com que a Internet acontecesse. Sei que ele vem para aqui e vão começar a chover novas ideias no Google".

fã. Também Cerf é um utilizador incondicional do motor de pesquisa mais procurado do mundo. Em entrevista ao DN, em Outubro de 2004, confessou ser fã desta "ferramenta ubíqua que parece encontrar quase tudo o que procuro". Em vésperas de entrar para a empresa, perde horas no Google Earth, que "demonstra o potencial de geoindexação da informação", e quer iniciar-se no Google Talk "Tenho muito para explorar!", diz.

Atento ao ciberespaço, Cerf navega pelas páginas pessoais, os blogues, e diz ser "um enorme crente na utilização pessoal da Web, na capacidade de pessoas com ideias próximas se descobrirem umas às outras e trabalharem juntas em interesses comuns. Os blogues são uma forma prática de cidadãos comuns partilharem o que sabem e aprender com os outros".

Ainda não tem nenhum blogue "tenho estado a ponderar se tenho algo sobre o que blogar e parece-me provável", diz em tom de brincadeira. Vint Cerf avançou ao DN que pretende criar uma página Web pessoal "mal esteja estabelecido no Google".

interplanetário. Um dos seus mais espectaculares projectos (conhecidos) é a criação de um protocolo Web interplanetário. Em desenvolvimento no Jet Propulsion Lab, da NASA, está a "fazer progressos" o Mars Reconnaisance Orbiter foi lançado recentemente, tendo a bordo aplicações elementares para o sistema interplanetário, assim como vários satélites de teste que estarão em funcionamento em 2006. "Espero ansiosamente os resultados destes testes", sublinhou.

Também o Google anda de nariz no ar. Existe o Google Lunar, ainda numa fase inicial, mas "na próxima década o Google vai fazer tudo para ajudar os cientistas e o público em geral a ter acesso a informação científica, capturada em missões no espaço profundo e transmitida para a Terra através da rede que agora chamamos protocolo interplanetário", diz Cerf.
in DN

Perfil de Cerf

Sem comentários: