Centro de Formação da RTP já reciclou 280 profissionais
Quebrar rotinas e fazer os jornalistas pensar na sua profissão é a missão
Ao juntar séniores com juniores criam-se várias ideias, correntes e concepções jornalísticas...
Pelo Centro de Formação da Rádio e Televisão de Portugal no Lumiar já passaram, desde Outubro de 2004, mais de 280 profissionais, entre os quais muitas caras e vozes conhecidas do público. Isso mesmo disse ao DN Luís Marques, administrador da RTP e responsável por esta área , esclarecendo tratar-se de um projecto para manter "até ser necessário" (ver entrevista em baixo).
Mas quem deseja que o mesmo projecto se torne uma acção contínua no tempo são os três actuais responsáveis do Centro de Formação da RTP. Eduardo Oliveira e Silva (director), Manuel Tomás (responsável pedagógico da vertente Televisão) e José Mário Costa (responsável pedagógico da área de Rádio) revelam ao DN o que os move num centro que esteve inactivo durante 15 anos e que foi reanimado, em 2003, pela administração de Almerindo Marques.
ler mais in DN
Mais de 130 profissões são alvo de formação
"[Na formação rádio] discutiu-se a forma de furar a agenda oficial dos clubes e dos empresários"
"Como é que vou estar à frente de uma câmara? Como olho? como ponho as mãos? Como estabeleço a relação editorial do corpo e da voz perante uma câmara? Como afirmo uma notícia? Canto? Como digo um teleponto? Leio?" Estas são algumas das muitas perguntas que surgem aos jornalistas, sobretudo aos pivots, quando integram o grupo de formandos e iniciam as aulas.
"Isto é assim! Diz-se desta maneira!" são depois as "reacções mais frequentes de profissionais com alguma experiência e que pensavam que sabiam tudo", explica Manuel Tomás. E em todas as áreas, acrescenta o formador, dizendo ainda que no Centro da RTP são objecto de formação mais de 130 profissões. Desde o produtor, passando pelo técnico de luz, operador de som, até ao pivot, que tem atrás de si uma vasta equipa de profissionais, todos passam pelo Centro de Formação RTP, no Lumiar.
mais in DN
Adtech Estações da Refer vão ter televisão
A Adtech, empresa responsável pela publicidade da SIC Indoor, vai aumentar a sua rede comercial através da implementação de televisões indoor em algumas estações da Refer. O investimento nesta rede é suportado pela Adtech e ronda, para já, os dois milhões de euros. A gestão dos conteúdos também ficará a cargo da Adtech, e cobrirá áreas como notícias, desporto, economia, moda, meteorologia, música e ciência, além das informações da Refer e da CP.
in DN
segunda-feira, agosto 01, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário