domingo, agosto 21, 2005

breves frescas

Clã inauguram VII Workshop de Música de Cascais
Os Clã inauguram no próximo sábado, dia 27 de Agosto, o VII Workshop de Música de Cascais dedicado ao jazz e que se insere numa estratégia de dinamização e valorização dos jovens do concelhoO curso divide-se, pela primeira vez este ano, em dois níveis, um para iniciados e outro para jovens já com conhecimentos musicais, sendo as aulas práticas e teóricas.

Festival Música na Cidade em Novembro na Aula Magna
A Aula Magna, em Lisboa, acolhe em Novembro a primeira edição do Festival Música na Cidade, exclusivamente dedicado à produção nacional

Bono Vox candidato a Prémio Nobel da Paz 2005
A Fundação Nobel anunciou na quinta-feira a candidatura do vocalista dos U2, Bono Vox, à edição deste ano do Prémio Nobel da Paz, adianta esta sexta-feira o Correio da Manhã.

Novo Museu do Neo-Realismo abre portas em Vila Franca de Xira
O novo Museu do Neo-Realismo deverá abrir portas em Maio no centro da cidade de Vila Franca de Xira, numa obra hoje adjudicada pela Câmara Municipal. O projecto é da autoria do arquitecto Alcino Soutinho e conta com apoios comunitários.O neo-realismo foi uma corrente literária de influência italiana que procurava, através da narrativa e da poesia, denunciar as injustiças reivindicando uma intervenção social, o que se torna mais visível no final da II Grande Guerra (1945).Além da literatura, a estética neo-realista alargou-se à pintura, ao teatro e cinema.

Espaço do festival de Woodstock acolhe nova sala de concertos
Uma sala de concertos está ser construída no local do histórico festival de música de Woodstock, em Bethel, no estado de Nova Iorque, e acolherá não só o rock, mas também o jazz e a música clássica. O Centro das Artes de Bethel Woods vai abrir portas em Julho de 2006 com um recital da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque, revelou na quarta-feira o porta-voz da Fundação Gerry, proprietária do lendário terreno.

Reforço na carga horária
Os alunos do 12º ano vão passar a ter mais horas de aulas em várias disciplinas, por decisão do Ministério da Educação, para que os que os professores consigam cumprir os novos programas. Na prática, os alunos vão ter reforços semanais de 90 minutos nas disciplinas de História, Matemática e Línguas Estrangeiras e de 45 minutos nas cadeiras de Biologia, Geologia, Física, Português B e Química.

Dois terços da população mundial sem água em 2025
Avaliação da ONU sobre os recursos de água doce apresenta conclusões preocupantes. Quercus lembra que em Portugal há um baixo nível de tratamento de águas dos rios. Ministério do Ambiente afirma que não existe «stress hídrico»

Carne para vegetarianos
Produzir carne para vegetarianos é a nova aposta de um grupo de cientistas norte-americanos. Os investigadores garantem ser possível produzir carne a partir das células, evitando o abate dos animais.A experiência está a ser feita com células de vaca, porco e frango. Um bife produzido em laboratório será exactamente igual à carne que agora consumimos.

Sem comentários: