domingo, julho 10, 2005

revista de imprensa

in Expresso
Seca ameaça apagar o país
O VERÃO de 2005 poderá ser marcado por quebras no fornecimento de electricidade. A central da Tapada do Outeiro, nas margens do rio Douro, é responsável pelo fornecimento de cerca de 23% do consumo nacional e pode ter de parar ou reduzir a actividade porque os caudais desceram, comprometendo o fornecimento de água para o arrefecimento dos reactores.

Vêm aí os apagões
Espanha tem poder sobre 23% da electricidade nacional
O PAÍS tem de estar preparado para apagões, neste Verão. Há sérios riscos de quebras no fornecimento de electricidade, devido à agressividade da seca, que está a dar cabo dos caudais do rio Douro.

Polícia desdiz ‘arrastão’
Comandante da PSP de Lisboa afirma ter confiado em fontes erradas e corrige versão oficial dos acontecimentos
O COMANDANTE da PSP de Lisboa, Oliveira Pereira, afirma ter sido «pressionado» para dizer que os incidentes de 10 de Junho em Carcavelos foram um «arrastão» e envolveram 400 pessoas, conforme referiu um comunicado da Polícia.

50% dos jovens não querem votar
METADE dos jovens que atingiram a maioridade nos últimos quatro anos não estão recenseados.

Telemóveis carregados pelo sol
JÁ NESTE Verão vai ser possível carregar o telemóvel na praia ou na piscina. A Vodafone lançará este mês um carregador que funciona com luz solar, adaptado a todos os modelos de telemóvel.

in DN
Mercado da TV cresce 6% ao ano e...
O mercado global de televisão vai crescer uma média de 6% por ano entre 2004 e 2009, atingindo neste ano 204 mil milhões de dólares (201 mil milhões de euros), estima a PricewatherhouseCoopers (PWC) no seu recente Global Entertainment and Media Outlook 2005-2009.


... investimento na rádio aumenta 5,1% até 2009
O mercado global da rádio, em que se incluem as receitas provenientes da publicidade, das taxas ou (…)

in Meios e Pub
Expresso vai adoptar formato ‘berliner’ e estuda entrada noutros mercados
O semanário Expresso deverá abandonar até final do próximo ano o tradicional formato boroadsheet para passar a chegar às bancas no formato ‘berliner’, tamanho intermédio entre o tablóide e o broadsheet, já utilizado pelos jornais Le Monde, The Independent e The Times, por exemplo. A novidade foi avançada pelo director do título da Impresa, José António Saraiva, revelando que os estudos para esta transição deverão arrancar ainda este ano, de forma a possibilitar a realização de experiências internas com o novo formato a partir de meados de 2006. Também em equação está a entrada do Expresso em vários mercados de língua portuguesa, estando neste momento a direcção do jornal e a administração da Impresa a estudar os modelos de negócio que poderão sustentar essa expansão do título. Angola, Brasil e Venezuela foram apontados como sendo os primeiros mercados a explorar neste âmbito.

in DD
Avião da TAP para Londres evacuadoUm avião da TAP prestes a levantar voo de Lisboa rumo a Londres foi evacuado sábado à noite, quando o comandante suspeitou de três passageiros que se confirmou serem albaneses com passaportes falsos, revelou a PSP.

Normalidade regressa a Birmingham depois de evacuação
A cidade de Birmingham, a segunda maior cidade de Inglaterra, voltou este domingo à normalidade depois de uma ameaça de bomba que obrigou a retirar do centro 20.000 pessoas. A polícia efectuou na véspera quatro explosões controladas num autocarro depois de receber uma «ameaça credível» à segurança pública.

Sem comentários: