Encontrados manuscritos de Isaac Newton sobre alquimia
Um conjunto de manuscritos do matemático e físico britânico do século XVII Isaac Newton, que se pensava perdido para sempre, foi encontrado.
As notas, todas sobre alquimia, foram originariamente descobertas após a morte de Newton, em 1727, porém perdeu-se o seu rasto depois de terem sido vendidas num leilão por 15 libras esterlinas (22 euros) em Julho de 1936.
Os manuscritos foram agora encontrados por uns investigadores enquanto catalogavam documentos na Royal Society, a academia britânica dos mais proeminentes cientistas.
«É um achado muito emocionante para os estudiosos de Newton e para os historiadores em geral», afirmou o professor John Young, do Projecto Newton do Imperial College de Londres, num comunicado emitido esta sexta-feira.
O célebre trabalho de Newton «Philosophiae Naturalis Principia Mathematica» (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural) é considerado um dos documentos mais importantes da história da ciência moderna ao formular as três leis do movimento e a lei da gravidade.
Alguns investigadores da época de Newton acreditavam que a alquimia era a chave para transformar metais básicos em prata ou ouro.
Os manuscritos contém as teorias alquímicas que Newton estava a investigar nas últimas décadas do século XVII, explicou Young.
As notas, escritas em inglês, serão exibidas na Exposição Científica de Verão, realizada anualmente pela Royal Society em Londres, e que começa a 4 de Julho.
in DD
UM CRIME OITOCENTISTA
Há 9 horas
Sem comentários:
Enviar um comentário