'Gato Fedorento' rompe com a SIC
Exibição de episódios da primeira série na SIC generalista levou à ruptura das partes
O Gato Fedorento rompeu com a SIC. A exibição na SIC generalista, na passada quinta-feira, de dois episódios da primeira série do programa conduziu à ruptura entre os quatro humoristas e a estação de Carnaxide. Os Gatos souberam da transmissão daqueles episódios pelo Diário de Notícias de quarta- -feira e consideraram tal facto uma falta de lealdade da SIC. A ruptura entre as partes tem efeitos imediatos e o episódio de ontem à noite terá sido o último a ser transmitido pela estação.
Embora legalmente a SIC tenha o direito de transmitir, em qualquer dos seus canais e sem qualquer pagamento adicional, as duas primeiras séries do programa - actualmente encontrava-se no ar a terceira - , existiria um acordo de princí- pio entre o Gato Fedorento e a estação para manter o programa nos limites da SIC Radical. Aliás, uma das piadas recorrentes do grupo era a pequenez do orçamento da série - cerca de 1500 euros por episódio, valores ínfimos para um programa de televisão -, que era aceite pelos Gatos como um investimento no futuro e em troca da manutenção de total controlo criativo sobre os seus conteúdos.
Depois de saberem que alguns sketches da primeira série iriam ser transmitidos em canal aberto, os Gatos deram conta do seu descontentamento junto do director da SIC Radical, Francisco Penim, que os terá informado de que a decisão já havia sido tomada pelo director de programas da SIC, Manuel S. Fonseca, e que não havia recuo possível.
Recorde-se que em declarações ao DN de 29 de Junho, Ricardo Araújo Pereira afirmara "algum receio" quanto à eficácia dessa aposta, devido aos episódios escolhidos para serem transmitidos - incluindo o clássico Eles falam, falam, falam - já terem dois anos e estarem disponíveis "num DVD que vendeu 60 mil exemplares" e que foi abundantemente pirateado. Embora nessa altura Araújo Pereira se tivesse declarado "contente com a decisão", a verdade é que o grupo entendeu que a opção do director de programas - que nunca manifestara interesse em exibir o Gato Fedorento na SIC generalista, nem sequer em horário de late night - prejudicava a sua imagem, na medida em que a competição com a TVI acabaria por lhes ser desfavorável [como se veio a verificar].
ver mais in DN
terça-feira, julho 05, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário