quarta-feira, julho 27, 2005

Criado maior prémio artístico da Península Ibérica
Um prémio hispano-português bianual para distinguir um criador cultural reconhecido pelos dois países, no valor de 120 mil euros, foi ontem anunciado pelas ministras da Cultura de Portugal e Espanha, que remeteram mais pormenores para a Cimeira Ibérica, que se realizará em Évora até final do ano.
O anúncio do galardão, que em Portugal passa a ser monetariamente o mais elevado, foi feito pelas ministras Isabel Pires de Lima e Carmen Calvo, num primeiro encontro de trabalho para "lançar as bases da cooperação cultural" entre os dois países.
Em 2006 haverá uma Semana da Cultura Espanhola em Portugal e, para 2007, está agendada uma iniciativa semelhante em Espanha, à qual Isabel Pires de Lima gostaria de levar uma mostra sobre Siza Vieira (a Barcelona) e outra de Artes Plásticas (ao Museu do Prado, em Madrid). Os dois países pretendem potenciar a área do cinema, facilitando a distribuição e promovendo encontros entre produtores e distribuidores ibéricos. As ministras assumiram também ir dedicar especial atenção aos criadores contemporâneos.
in DN

Sem comentários: