segunda-feira, julho 04, 2005

bombas no espaço

Image hosted by Photobucket.com

Experiência inédita da NASA
Colisão bem sucedida
A colisão de um projéctil da sonda Deep Impact com o cometa Tempel 1, ocorrida às 6h55 (hora de Lisboa), foi festejada com aplausos e abraços pelos cientistas do centro de controlo da missão na NASA.
«Está confirmado. Produziu-se a colisão. As imagens são incríveis», disse um porta-voz do Laboratório de Propulsão por Jacto (JPL) da NASA, responsável pela missão.
Uma imagem captada pela sonda, que ficou a 500 quilómetros de distância, mostra um cone invertido a sair do núcleo do cometa, contendo partículas provocada pelo choque.
Antes do impacto, o projéctil exploratório corrigiu a trajectória da rota de colisão por três vezes, ainda segundo a NASA.

Foi a primeira vez que uma nave atingiu a superfície de um cometa, provocando a primeira sessão de fogo-de-artifício do espaço.
O projecto Deep Impact, orçado em 333 milhões de dólares (275 milhões de euros), tem por objectivo determinar a composição do cometa.
Segundo os cientistas, os cometas contêm os materiais originais do sistema solar, pelo que o seu estudo servirá para aprofundar os conhecimentos sobre a sua formação.
A colisão cósmica não alterou significativamente a órbita do cometa em volta do Sol, e a NASA diz que a experiência não representa qualquer perigo para a Terra.

Formados por gelo, rochas e gás, os cometas são constituídos por destroços resultantes da formação do Sol e dos planetas há 4,6 mil milhões de anos, segundo o astrofísico Michael A´Hearn, da Universidade de Maryland, um dos principais cientistas do projecto.
in Expresso

Image hosted by Photobucket.com

Sem comentários: