segunda-feira, julho 04, 2005
aviação apetecível
Voar com a TAP sem sair do Museu da Cidade
Descobrem-se as profissões ligadas à aviação, apertam-se os cintos de segurança e pilotam-se aviões...
Foi a pensar nas famílias que não querem passar o Verão numa praia cheia de gente e que procuram formas de lazer alternativas que a TAP e o Museu da Cidade organizaram uma série de actividades até ao fim de Agosto. Mediante marcação prévia, os fins-de-semana podem ser passados a pilotar virtualmente um Dakota, o primeiro avião da TAP, a construir modelos em origami ou a falar com os profissionais da aviação.
"A procura das actividades foi tal que os horários se estenderam também às sextas-feiras, destinadas às ATL (Actividades de Tempos Livres) ou a grupos organizados de crianças", explica Helena Roxo, do Serviço Educativo da TAP. A enquadrar todo este programa há uma exposição comemorativa dos 60 anos da Transportadora Aérea Portuguesa, no Pavilhão Preto do Museu da Cidade. Desde 1 de Abril, a exposição já recebeu 9500 pessoas.
As actividades dirigidas aos mais pequenos dividem-se em dois grupos um relacionado com as profissões, em que as crianças têm uma pequena conversa com um mecânico, um piloto, um assistente de bordo ou uma hospedeira. "O mecânico mostra a sua mala de ferramentas, o piloto os manuais... Cada profissional vem devidamente fardado e traz consigo os objectos pessoais que leva sempre consigo", resume a responsável. Para que as crianças percebam que "andar de avião" não é só passear e que às vezes custa estar sempre longe de casa, há na exposição um objecto curioso: um pequeno urso de peluche que acompanhava as viagens do piloto Benjamim de Almeida, nos anos 40.
O outro tipo de actividades é mais prático, apelando à participação das crianças. "Como voam os aviões" e "Apertem os cintos de segurança" são ateliers dirigidos à faixa etária entre os sete e os 12 anos, em que se constroem modelos em balsa e cartolina ou em origami e onde se aprende também a mímica utilizada nas instruções de salvamento.
No entanto, a actividade mais procurada, pelo menos pelos rapazes, parece ser a pilotagem virtual de alguns modelos históricos da TAP. Entre eles, o Dakota, o Caravelle, o Boeing 747, o Lockheed Tri-Star e o Airbus A340, o maior de todos os aviões da TAP. "A partir dos nove ou dez anos, algumas crianças já sabem distinguir os modelos", assegura Helena Roxo. As emoções fortes da pilotagem são orientadas por um instrutor sempre aos sábados à tarde, mas o João Pedro, de sete anos, quis experimentar mesmo sozinho, dirigindo-se ao joy stick da exposição. Ser piloto é uma das seis profissões que este rapaz - que "só" andou de avião três vezes na vida, mas que gostou muito - quer ser quando for grande.
ver mais in DN, por Ana César Costa
Labels:
profissões a memorizar
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário