Detectados destroços de sonda desaparecida em 1999
Lusa, PUBLICO.PT
Um cientista localizou em Marte o que julga serem os destroços de uma sonda norte-americana desaparecida há quase seis anos. A informação foi avançada no último número da revista "Sky & Telescope".
De acordo com a publicação, a observação surgiu durante um segundo exame de imagens a preto e branco captadas pela "Mars Global Surveyor", que em 1999 e 2000 procurou sem êxito a desaparecida "Mars Polar Lander".
O presidente e principal cientista da empresa Space Science Systems, que opera a câmara a bordo da sonda "Global Surveyor", defende que o pequeno ponto observado nas imagens sugere que o veículo permaneceu mais ou menos intacto após a queda.
A "Global Surveyor" fará ainda este ano imagens de mais alta resolução para tentar confirmar a localização da sonda desaparecida a 3 de Dezembro de 1999, quando estava em rota de descida perto do Pólo Sul marciano.
De acordo com a NASA, a "Mars Polar Lander" – orçada em 165 milhões de dólares (127 milhões de euros) –, caiu descontroladamente, depois de um dos seus reactores se ter desligado prematuramente.
sexta-feira, maio 06, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário