segunda-feira, maio 16, 2005
bill, rico mas preocupado
[É de louvar...]
Bill Gates promete 450 milhões de dólares para investigação médica
Bill Gates, considerado o homem mais rico do mundo, prometeu esta segunda-feira doar 450 milhões de dólares (cerca de 356,8 milhões de euros) para a investigação médica mundial, a fim de criar e distribuir vacinas contra doenças que matam milhões de pessoas todos os anos.
Na abertura da Assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, o fundador da Microsoft anunciou que duplicará a sua participação nos «Grandes Desafios da Saúde Mundial», uma iniciativa lançada em 2003 para lutar contra as doenças que afectam sobretudo os países pobres.
A iniciativa contava até à data com a participação de 200 milhões de dólares da Fundação Bill e Melinda Gates, uma entidade humanitária criada pelo presidente da Microsoft.
«O mundo deve dirigir cada vez mais a pesquisa científica para os campos que podem salvar o maior número de vidas, isto é, as doenças que castigam de forma desproporcional o mundo em desenvolvimento», disse Gates num discurso junto dos representantes dos países-membros da OMS.
O multi-milionário escandalizou-se com o facto de mais de um século depois da descoberta das origens da tuberculose e da malária não tenha sido produzida uma vacina para combater estas doenças.
«Não é porque o problema não tenha solução. É porque não dirigimos a nossa inteligência científica para este trabalho», lamentou.
Considerou ainda que «os governos dos países ricos não combatem algumas das doenças mais mortais do planeta, porque estas não existem nos seus países», acrescentou.
Gates lembrou que um milhão de crianças morre todos os anos vítimas de doenças para as quais existem vacinas, como o sarampo, a difteria, o tétano e a hepatite B.
in DD
Labels:
saúde
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário