quarta-feira, abril 13, 2005

fumar ou não fumar

Fumadores alegam stresse
Um estudo a divulgar hoje em Lisboa revela que a esmagadora maioria dos portugueses com profissões de elevados níveis de stresse fuma no local de trabalho. O hábito é justificado como uma forma de gerir a ansiedade.
Da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e Iniciativa Global para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (GOLD), o estudo nacional «Hábitos tabágicos em profissões com elevados níveis de stresse» apurou que 86,5 por cento dos portugueses com profissões de elevados níveis de stresse fuma no local de trabalho. A maioria (52%) dos fumadores inquiridos justifica este comportamento como «forma de gerir o stresse» ou como uma «estratégia de relaxamento» (36,3%).
A investigação, apoiada por dois laboratórios, apurou ainda que 78,5 por cento dos profissionais abordados neste estudo desconhece a doença pulmonar obstrutiva crónica, uma patologia do foro respiratório agravada pelo consumo de tabaco e que é a sexta causa de morte em Portugal. Os especialistas prevêem que a doença venha a constituir a terceira causa de morte nos países desenvolvidos em 2020.
O estudo visou conhecer as profissões com elevados níveis de stresse, as razões pelas quais estes profissionais fumam e as patologias associadas a hábitos tabágicos.
in Expresso

Sem comentários: