terça-feira, abril 26, 2005

alqueva diferente



Conhecer de perto o maior lago artificial da Europa
'Windsurf', passeios de barco, canoagem e pesca ao achigã despertam atenções
Pelo menos uma aposta o imenso lago de Alqueva já ganhou, ao afirmar-se como uma clara atracção para os amantes das actividades náuticas. Windsurf, vela, canoagem e barcos a motor são apenas alguns exemplos do que já se pode encontrar no maior lago artificial da Europa, onde também a pesca ao achigã conquistou uma dimensão considerável.

A procura que se tem feito sentir em torno dos passeios de barco organizados pela Gestalqueva - sociedade de capitais públicos destinada ao aproveitamento das potencialidades da barragem - deixou de ser surpreendente, afirmando-se hoje como uma actividade marítimo-turística que já conta com cinco barcos vocacionados para essas visitas, cujas rotas percorrem as aldeias ribeirinhas de Alqueva.

Há percursos e preços para os vários gostos e carteiras, existindo hoje uma rede de oito cais flutuantes, dois deles junto à barragem e outros seis em aldeias abrangidas pelo regolfo da albufeira, para apoio à navegação. É assim possibilitado que o embarque seja feito sem a necessidade de se recorrer às margens da represa.

Quem diariamente percorre Alqueva ao leme das cinco embarcações revela que "a saída está a ser grande", sobretudo ao nível de empresas de vários pontos do País, sendo que já começam a aparecer grupos espanhóis que aproveitam os fins-de-semana para conhecerem o maior espelho de água do velho continente.

"As viagens são espantosas e é uma outra forma das pessoas poderem partir à descoberta de toda uma região", sublinha Carlos Marques, um dos maiores conhecedores destas novas rotas náuticas, cujo desenvolvimento futuro muito vai depender da forma como a iniciativa privada, ligada ao sector turístico, reagir a este novo ramo de negócio.

Mas pelas "Terras do Grande Lago" há muito mais do que os já célebres passeios de barco. Quem havia de dizer, por exemplo, que um dia o chamado "Alentejo profundo" iria assistir a provas de ski aquático, corridas motonáuticas, ou a regatas como aquelas que se vão vendo com assiduidade, entre os 83 quilómetros de comprimento da albufeira?
in DN - ver mais

Sem comentários: