sábado, março 19, 2005

arte fotográfica em NY


Metropolitan de NY adquire importante colecção fotográfica
O Museu de Arte Metropolitano de Nova Iorque acaba de comprar a Gilman Paper Company Collection, uma das colecções fotográficas privadas mais importantes do mundo.

A colecção reúne exemplares valiosos de fotografias de França, Reino Unido e EUA do século XIX, bem como obras de arte de princípios do século e do período modernista.
Mestres da câmara escura como Margaret Cameron, Roger Fenton, Nadar, Gustave Le Gray, Mathew Brady, Carlton Watkins e Man Ray estão representados nesta mostra, parte da qual foi comprada e a outra doada pela Fundação Howard Gilman.

No total são mais de 8.500 trabalhos que vão desde 1939 a 1939, coleccionadas por Howard Gilman, presidente de Gilman Paper Company, uma empresa de papel e construção. Gilman morreu em 1998.
Entre os trabalhos está «Woman Seen from the Back», datada de 1862 e tirada pelo fotógrafo francês Onesipe Aguado, e outras fotos de Alexander Rodchenko e Henri Cartier. A colecção integra ainda o retrato de Abraham Lincoln em Springfield na altura em que foi eleito para o seu primeiro mandato presidencial, e uma foto de um grupo de escravos emancipados.

Sem comentários: