terça-feira, fevereiro 22, 2005

livro do tesouro


Livro desencadeia verdadeira caça ao tesouro nos EUA
Um livro escrito por um engenheiro informático nos EUA desencadeou uma verdadeira corrida ao tesouro. «Um tesouro escondido», publicado em Novembro de 2004 por Michael Stadther, está a fazer com que centenas de pessoas procurem na obra pistas para encontrarem uma arca com um milhão de dólares em jóias.

O autor inspirou-se na obra «Masquerade», escrita em 1979 por Kit Williams, que escondeu um colar de ouro e pedras preciosas que acabariam por ser encontradas três anos depois por uma camponesa.
O tesouro é constituído por peças que o autor adquiriu nas suas viagens pelo mundo, embora, a maior parte tenham sido criadas por jovens artesãos do Conneticut que utilizaram pedras preciosas como diamantes, ametistas, pérolas, safiras e rubis da Birmânia. Todas as jóias representam pequenos insectos como borboletas, escaravelhos e aranhas.
O livro conta a história de 12 fadas (tantas como as jóias) que vivem num bosque e que encontram um lenhador cuja mulher tem poderes especiais. O casal tem ainda uma mascote, o Pook, que representa o próprio cão de Stadther.

Ao longo da história, os leitores devem seguir as pistas para completar os puzzles que acompanham o livro e que os conduzirão ao desejado tesouro.
Segundo o conto, para alcançar as preciosidades é necessário encontrar 12 fichas de ouro com 18 quilates que o autor escondeu cuidadosamente em lugares públicos.

O autor levou oito anos a escrever a sua história, dedicando-se também à sua ilustração. O esforço foi, no entanto, recompensado uma vez que a obra vendeu mais de 100 mil cópias em cinco semanas ocupando o segundo lugar nos livros infantis no ranking do The New York Times.
Até agora nem o tesouro nem as fichas de ouro foram encontradas mas o autor garante que estão acessíveis não se encontrando nem em locais perigosos, nem enterradas nem em propriedades privadas.

Stadther assegura que o tesouro encontra-se escondido em lugares públicos dos EUA e a única forma de o encontrar é seguir as pistas do livro.
in DD

Sem comentários: