segunda-feira, dezembro 27, 2004

Portugueses e a TV


É incrivel como raramente lideramos seja que lista for, mas nestas coisas estamos em primeiro. Temos pouco dinheiro, mas temos de ter muitos telemóveis, televisões, etc...

Levantamento em 33 países da Europa
Portugal Lidera Lista de Países com Duas TV no Lar

Percentagem portuguesa é também elevada no que diz respeito à de posse de televisores a cores, embora mais modesta do que noutros Estados

Portugal é, entre 33 países membros do Observatório Europeu de Audiovisual, aquele que regista uma maior percentagem de posse de dois televisores no lar, segundo dados divulgados pela Marktest.

Em 70,6 por cento das casas portuguesas existem, pelo menos, dois aparelhos de televisão. Seguem-se, neste "ranking", Chipre, com 67 por cento, a Grã-Bretanha (61,8 por cento) e Espanha (61 por cento)

A percentagem de posse de televisores a cores no lar é superior a 90 por cento na esmagadora maioria dos países membros do observatório As excepções ocorrem na Bulgária (87,7 por cento), Roménia (72,4 por cento) e Hungria (65,6 por cento). Portugal encontra-se na 12ª posição, com 95,6 por cento.

As posições dos países alteram-se quanto à posse de televisão por cabo, encontrando-se na liderança do "ranking" a Bélgica (especificamente a região da Flandres), com 94,6 por cento, seguida dos Países Baixos, com 91 por cento. Em terceiro lugar reaparece a Bélgica, mas desta vez com a região de Bruxelas (88,9 por cento). Portugal encontra-se no 18º lugar, com 42,3 por cento.

A percentagem de posse de vídeo é liderada pela Grã-Bretanha (com 82,8 por cento), seguida dos Países Baixos (79,7 por cento) e da Dinamarca, com menos 0,2 pontos percentuais. Nesta lista, Portugal não vai além do 27º lugar, com 60.1 por cento.

Relativamente à posse de leitores de DVD no lar, as percentagens são manifestamente inferiores quando comparadas com a posse de outros equipamentos de televisão.

O valor mais elevado foi registado na Dinamarca e não vai além dos 47,1 por cento. Em Portugal, a posse de DVD no lar é de 27,4 por cento, uma percentagem que coloca o país na 16ª posição entre os países considerados.

Os dados foram disponibilizados pelo "Yearbook 2004" do Observatório Europeu de Audiovisual. A análise incidiu sobre 33 estados membros do observatório, entidade que conta actualmente com 36 membros - 35 estados e a Comissão Europeia. Além dos membros da União Europeia fazem parte do observatório países como a Rússia, a Noruega, a Roménia, a Suíça e a Turquia. O Conselho da Europa tem o estatuto de membro observador.

Sem comentários: