quinta-feira, dezembro 30, 2004

Mais de 125 mil pessoas morreram no domingo


Dados dos governos e autoridades médicas
Número de vítimas mortais do maremoto ultrapassa as 125 mil

Nas últimas horas, o balanço das vítimas mortais do maremoto que atingiu no domingo o Sul da Ásia passou das 120 mil para as 125.282, segundo um ponto da situação que reúne informação dos governos e autoridades médicas.

A Indonésia continua a liderar a lista dos países atingidos com mais mortos (entre 79.940 a cem mil), seguida do Sri Lanka (27.268) e da Índia (13.268; destes apenas estão confirmados 7368, estando os restantes desaparecidos).

Na Tailândia morreram 4500 pessoas, incluindo, pelo menos 2230 estrangeiros, e nas Maldivas esse número é 67.
O continente africano também foi atingido, registando 137 mortos na Quénia, Seycheles, Somália, Tanzânia e Madagáscar.

Quatro dias depois do maremoto, cerca de cinco mil turistas estrangeiros ainda estão dados como desaparecidos. A Suécia receia a morte de mil cidadãos e a Alemanha dá conta de mil desparecidos. “É claro para todos que o número de mortos vai ser às centenas. No pior dos casos vai ultrapassar os mil”, lamentou hoje o primeiro-ministro sueco Goran Persson. Turistas da Austrália, Canadá, Japão, África do Sul e Coreia do Sul também estão entre as vítimas mortais.

Milhões de pessoas procuram agora alimentos e água potável. A Organização Mundial de Saúde quantifica em cinco milhões o número de pessoas sem as condições necessárias à sobrevivência.
in Reuters

Sem comentários: