quinta-feira, dezembro 23, 2004

Consumo Moderado de Álcool Aumenta Esperança de Vida


O consumo moderado de álcool pode prolongar a esperança de vida e proteger contra doenças cardiovasculares, tromboses, diabetes, osteoporose e doença de Alzheimer. Esta é a principal conclusão de um estudo dinamarquês que incidiu em 57 mil pessoas, entre os 55 e os 65 anos de idade.

O estudo concluiu que os consumidores regulares e moderados de bebidas alcoólicas vivem mais anos do que aqueles que bebem em excesso. Os investigadores consideram que o álcool ajuda a controlar os níveis de colesterol e diminui o risco de formação de coágulos, a maior causa de doenças cardiovasculares.

Mas estes benefícios desaparecem no caso de pessoas que ingerem regularmente quantidades muito grandes de álcool ou até em consumidores ocasionais mas excessivos, de acordo com o estudo que deverá ser publicado pela revista científica "British Medical Journal".
in Público


Bêbedos Desordeiros Vão Pagar multas em Inglaterra


Na quadra festiva que se avizinha, aqueles que forem apanhados pela polícia a perturbar a ordem pública por terem bebido demais arriscam-se a pagar uma multa de 80 libras (cerca de 115 euros), avisou na semana passada o Governo inglês.

Esta é apenas uma das várias medidas que as autoridades britânicas decidiram tomar numa campanha a nível nacional que vai ser lançada pelo Ministério do interior amanhã, véspera de Natal, e se vai prolongar até dia 3 de Janeiro.

Durante o Verão passado foi lançada uma campanha similar a esta no país, que resultou em mais de 5600 apreensões. No entanto, as medidas destinadas à época do Natal não só são mais apertadas, como são extensivas ao dobro das cidades.

Comportamentos desordeiros, como urinar, intimidar as pessoas e lutar nas ruas, vão ser penalizados com multas que aumentaram de 50 para 80 libras (74 para 115 euros). Mas o reforço das medidas policiais não atinge só o cidadão individual, uma vez que também os bares e discotecas que forem apanhados a vender álcool a menores correm o risco de verem as suas licenças apreendidas.
in Público

Sem comentários: