quarta-feira, novembro 03, 2004
WePitcairn, ilha isolada
Sem dúvida, faz lembrar as Berlengas, mas fica no meio do Pacífico Sul, longe de tudo e todos.
Um dos sitíos mais escondidos do mundo. Site do Governo.pn ; CIA ; Library ; Fotos.
Pitcairn A ILHA DOS CRIMES SEXUAIS
Uma ilha inóspita, remota, pequena e do outro lado do mundo tem uma história pouco comum para contar.
Richard C. Paddock (in Pública)
Quando Fletcher Christian e a sua tripulação de amotinados da "Bounty" desembarcaram, há 214 anos, na minúscula ilha de Pitcairn, situada num local remoto a meio caminho entre a Nova Zelândia e o Peru, encontraram o sítio perfeito para servir de esconderijo. Desde então o seu isolamento preservou os hábitos da pequena colónia: uns estranhos e outros sinistros.
Hoje, o modo de vida de Pitcairn é posto em causa por um mundo moderno que acredita que os padrões legais básicos, incluindo leis contra a violação, o sexo com menores e molestação de crianças, deveriam ser aplicados até no local mais inóspito da Terra.
O Governo britânico, que tem jurisdição sobre Pitcairn, argumenta que a cultura de violação e abuso sexual existe há muito tempo nas ilhas do Sul do Pacífico e que alguns dos líderes mais influentes das comunidades locais oprimem as jovens.
Seis de sete homens - cerca de metade da população masculina adulta da colónia - acusados de 55 violações, assédio e abuso sexual de menores (algumas das raparigas tinham cinco anos) foram considerados esta semana culpados. Os casos aconteceram entre 1964 e 1998.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário