segunda-feira, novembro 01, 2004

Tiago Monteiro


[Publicado no jornal Destak na edição 144, 29 de Outubro 2004]

Protagonistas
Tiago Monteiro
Site: www.tiagoracing.com/
Piloto de F1 e WSN – World Series by Nissan

Aos 28 anos o piloto português está perto de poder entrar no mundo restrito da Formula 1. Em Setembro fez os primeiros testes para a equipa Minardi, onde já esteve Pedro Lamy, e em Novembro haverão mais testes. Tiago que foi vice-campeão há duas semanas (início de Novembro 2004) na prova internacional Word Series by Nissan explica o que falta para atingir a ambicionada Formula 1.

João Tomé

Sente-se preparado para ser um piloto oficial de Formula 1?
Estou mais do que pronto! e melhor que nunca. Os meus resultados, a minha experiência é confirmada pelos profissionais do mundo do desporto automóvel como o Emerson Fittipaldi ou o Trevor Carlin.

O que pensa que ainda lhe falta para passar dos treinos à competição?
Hoje em dia faltam-me somente alguns apoios financeiros para chegar a competição. O que faz diferença é chegar num campeonato novo e ganhar 4 corridas logo no ano de estreia. E preciso dar nas vistas, marcar os espíritos e isso conta muito e pode facilitar.

Quais os aspectos que o atraem mais nas corridas? A velocidade?
A vida toda neste desporto me atrai! As viagens, conhecer pessoas novas, e claro que a velocidade, a adrenalina, o esforço necessário para aqui chegar são uma droga! Mas poder viver da sua paixão é o maior prazer.

Porque é que não há, neste momento, pilotos portugueses na Fórmula 1? O papel da publicidade nesta competição é preponderante?
É preciso que haja talento. Ultimamente e depois do Pedro Lamy até mim, francamente não tem havido pilotos com capacidades reais de chegar à F1. Acho que tenho possibilidades, e atrás de mim acho que há mais uns dois pilotos com capacidades para lá chegar nos próximos anos. Haverá mais possibilidades de um piloto português nos próximos 10 anos, de que houve nestes últimos 10! Não está fácil para qualquer nacionalidade (bastar olhar para a França, com a capacidade financeira do País) há pilotos novos mas não conseguem chegar à F1. Não é só em Portugal que se sofre do problema de falta de financiamento/investimento. Mas também é verdade que o futebol em Portugal rouba muita notoriedade, publicidade e patrocínios ao desporto automóvel.

Sem comentários: