domingo, setembro 12, 2004
Welcome to the Dream World
Viagem ao centro dos sonhos
Cientistas dizem ter encontrado zona onde nasce a ilusão
Salvador Dalí pintou-os de forma inigualável. Momentos de ilusão onde tudo é possível. Navegam sem fronteiras de espaço ou tempo, onde há mesmo quem ganhe asas e voe até ao impensável. Cientistas dizem agora ter localizado a parte do cérebro onde começam as viagens que, de olhos fechados, abrem portas a um mundo de fantasia. Em Zurique seguiu-se o rasto de sonhos que um dia se apagaram.
Os estudos foram conduzidos por uma equipa da Universidade de Zurique, Suíça, que analisou uma mulher que, depois de ter tido um ataque cardíaco, deixou de sonhar. A paciente, de 73 anos, perdeu parte das funções cerebrais, na maioria relacionadas com a visão.
Após o período de convalescença, a idosa recuperou algumas das faculdades afectadas pelo ataque cardíaco. Mas os sonhos nunca mais voltaram. E diz mesmo que até aí sonhava, em média, três a quatro vezes por semana.
Os cientistas “seguiram” o rasto do problema até uma parte do cérebro que, concluíram, parece ser a responsável pelos mundos de ilusão que nascem quando se dorme. Todos os passos desta pesquisa foram publicados na revista Annals of Neurology. A equipa garante: a descoberta poderá abrir uma porta para uma nova leitura dos sonhos.
in Sic Online
Labels:
sono
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário