terça-feira, setembro 28, 2004

visitas ao domícilio de um asteróide - Tutatis



Asteroide Tutatis "visita" planeta Terra à distância

A Terra recebe, esta quarta-feira, a visita do asteroide Tutatis. Depois de uma viagem de 650 anos, o asteroide passa pelo planeta à distância de 1,55 milhões de quilómetros. Uma distância suficientemente segura para a Terra, mas próxima o suficiente na dimensão do Cosmos.

Depois de uma viagem de 650 anos, o Tutatis vai passar pela Terra, esta quarta-feira, a uma distância de 1,55 milhões de quilómetros, proximidade que não acontecia desde 1353 e só se repetirá em 2652. Uma "visita" sem qualquer perigo para o Planeta, mas relativamente próxima no que toca ao Cosmos.

Com o nome de um deus celta, quase cinco quilómetros de comprimento e a estranha forma de um amendoim gigante, a distância a que o asteróide vai sobrevoar a Terra é «apenas quatro vezes maior» do que aquela que nos separa da Lua, possibilitando a sua observação através de telescópios de pequena e média dimensão, em especial no hemisfério Sul.

Segundo as explicações da NASA, o Tutatis é, entre todos os conhecidos de vários quilómetros que cruzam a trajectória da Terra, aquele cujo plano orbital está mais próximo do plano da órbita terrestre e o que tem a trajectória mais caótica alguma vez documentada, devido às frequentes aproximações à Terra.
Descoberto por astrónomos franceses em 1989, o Tutatis está catalogado, pelo seu tamanho e proximidade à Terra, como um objecto NEO (Near Earth Object, em inglês - próximo da Terra e por isso monitorizado).

Catalogado pela União Astronómica Internacional com o número 4.179 na lista de corpos menores do Sistema Solar, tem um diâmetro de 4,6 quilómetros de comprimento por 2,4 quilómetros de largura, e demora quase quatro anos a dar uma volta ao Sol.
Além disso, segue um extravagante movimento, pois tem uma rotação dupla, ou seja, gira sobre si mesmo em dois ciclos alternados, um de 5,4 dias e outro de 7,3 dias.
in TSF

Sem comentários: