sexta-feira, setembro 10, 2004
Um milhão de suícidios por anos, será da sociedade?
[É nos países mais nórdicos e até bem desenvolvidos que a taxa de suícidio acaba por ser bem elevado. Talvez termos dificuldades e más condições de vida nos façam mais fortes... matamo-nos menos, mas se calhar sofremos mais, será?]
OMS alerta para o agravamento do problema
Pelo menos um milhão de pessoas suicidam-se em todo o mundo anualmente, um valor que já ultrapassa o número de mortos devido a guerra e homicídio, de acordo com um estudo hoje divulgado em Genebra. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o problema continua a agravar-se, devendo o número de suicídios aumentar pelo menos 50 por cento para 1,5 milhões, nos próximos 15 anos.
"Os números tendem a crescer com a idade mas, infelizmente, também se regista uma tendência alarmante de comportamento suicida entre o grupo de jovens dos 15 aos 25", explicou a OMS. Homens continuam a suicidar-se mais do que as mulheres, apesar de serem estas as que mais tentam, sem sucesso, por fim à vida.
Dados da OMS, que admite não ter informação exaustiva de todo o mundo, sugerem que entre 10 e 20 milhões de pessoas se tentam suicidar todos os anos.
"O suicídio é hoje um problema trágico da saúde pública global", disse em comunicado a responsável da OMS para doenças não-contagiosas e saúde mental, Catherine Le Gales-Camus.
"Em todo o mundo há mais pessoas que morrem por suicídio do que todas as vítimas de homicídios e de guerra juntos. É urgente que se adoptem medidas coordenadas e intensificadas para evitar estes números dramáticos", explicou.
A OMS relembrou o papel da prevenção no combate ao suicídio, quer através de sistemas de monitorização dos métodos mais usados para o suicídio (pesticidas, armadas e comprimidos) quer através de grupos de apoio. Será essa a principal agenda do Dia Internacional de Prevenção do Suicídio, marcado para sexta-feira.
ver mais em Sic Online
Labels:
saúde
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário