sexta-feira, setembro 10, 2004
Quem colonizou a América?
Nova teoria aponta australianos como primeiros habitantes do continente
Os primeiros habitantes da América chegaram da Austrália. É uma nova teoria, postulada por uma equipa de arqueólogos que vem revolucionar a tese de que foram os asiáticos do norte os colonizadores do continente americano.
A investigação foi liderada pela mexicana Silvia González, da Universidade John Moores de Liverpool, no Reino Unido, e é publicada na revista Nature.
A tese baseia-se no estudo dos restos mortais dos Pericues, uma tribo desaparecida há 200 anos na região mexicana da baixa Califórnia.
Uma análise ao ADN de 12 mil esqueletos revelou que estes aborígenes não descendiam de asiáticos, mas sim de australianos.
Os esqueletos pertencem ao Museu Nacional da cidade do México e foram encontrados em depósitos vulcânicos. A forma dos crânios intrigou os investigadores, que iniciaram o estudo da sua longevidade. O mais antigo, concluíram, data de há 12,700 anos.
As teorias tradicionais de colonização sustentam que a primeira onda de migração humana para a América ocorreu na Sibéria.
Mas para Silvia González, "os crânios dos pericues têm características mais semelhantes aos australianos, asiáticos do sul e habitantes do Pacífico, do que dos asiáticos do norte".
Os colonizadores australianos, defende, navegaram rumo à América nos períodos de maré baixa, movendo-se através das ilhas do Pacífico, vários milhões de anos antes da Idade do Gelo.
in Sic Online
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário