sábado, agosto 21, 2004

Expedição Vai Perfurar o Árctico


O Árctico é o destino de uma equipa de cientistas para investigar pela primeira vez o fundo do mar desta parte remota do planeta

Portugal, um dos membros do Consórcio Europeu para a Investigação Científica por Perfuração (Ecord, na sigla inglesa), está contribuir para uma expedição ao Árctico, através do Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior, com o objectivo de recolher amostras de sedimentos no fundo do mar, que podem ajudar a compreender a história do clima nos últimos 50 milhões de anos. É a primeira vez que se vai tentar obter amostras do fundo do oceano Árctico através de uma perfuração.

Uma equipa internacional de 19 cientistas partiu da Noruega a 8 de Agosto, numa expedição de seis semanas, com destino a Lomonosov - uma cadeia de montanhas a 1000 metros de profundidade, que se estende num raio de 1500 quilómetros, da Gronelândia à Sibéria. Para lá chegar, a expedição Acex (Arctic Coring Expedition), composta por três quebras-gelo - um dos quais munido de um perfurador, o sueco "Vidar Viking" -, dois helicópteros e um barco de apoio, vai ter de ultrapassar o quase impossível: placas de gelo gigantescas, temperaturas muito baixas e um nevoeiro cerrado.

O objectivo é fazer um estudo geológico da história do Pólo Norte. Ao recolher amostras dos sedimentos oceânicos a uma profundidade de 500 metros, pela técnica da perfuração, e examinando-as depois em laboratório, na Universidade de Bremen, Alemanha, os cientistas esperam reconstruir a evolução do clima e das condições ambientais no Árctico ao longo de 50 milhões de anos.
ver no Público

Sem comentários: