segunda-feira, agosto 16, 2004

CNN Fez Curso de Defesa para Jornalistas dos Olímpicos


[A cultura do medo não termina?]

A estação televisiva norte-americana CNN organizou um curso de defesa para os jornalistas que estão cobrir os Jogos Olímpicos. A formação serviu aos repórteres para aprenderem a tornar o ambiente de trabalho o mais seguro possível, mas também para saberem como passar despercebidos ou como actuar no caso de serem feitos reféns.

Chris Cramer, director da CNN Internacional, acredita que estas precauções são necessárias e vão tornar-se comuns à medida que o jornalismo se tornar mais perigoso. "Os nossos correspondentes frequentam este curso marcado por ambientes hostis para aprenderem a lidar com situações que possam acontecer", afirmou ao jornal inglês "The Independent". Não foi divulgado o número de jornalistas da estação que frequentaram o curso antes de partirem para Atenas.

Os ataques terroristas nos Jogos Olímpicos remontam a 1972, em Munique, na Alemanha, onde 11 atletas e treinadores israelitas foram assassinados. Mais tarde, em 1996, rebentou uma bomba na cidade de Atlanta, anfitriã dos Jogos desse ano e sede da CNN.

Sem comentários: