quarta-feira, agosto 11, 2004

Brasil cria "super-café"


Cientistas descodificam mapa genético da planta tropical

Foi descodificado o genoma da planta do café. Investigadores brasileiros concluíram o mapa genético, num projecto de dois anos financiado pelo Governo. A partir de agora, dizem, será possível aperfeiçoar a qualidade do café e aumentar a sua produtividade. O Brasil é o maior produtor de café do Mundo.

Os resultados foram anunciados ontem, pelo ministro da Agricultura. De acordo com Roberto Rodrigues, um enorme horizonte foi alargado com o feito.
Depois de quase dois anos de trabalho, os cientistas do Projecto Genoma Café criaram a maior base de dados genéticos da planta, com 200 mil sequências de ADN que criam os diferentes aromas e níveis de cafeína do grão tropical.

O código genético será agora usado para criar um "super-café", mais rico no sabor, mais aromático e resistente às doenças, pragas, à seca e à congelação.
"O importante é que vamos melhorar preço, custos, qualidade e produtividade. Podemos, por exemplo, desenvolver café fraco, café forte, com cafeína, com pouca cafeína, sem cafeína, enfim, temos um universo pela frente", explicou José Manuel Cabral, envolvido no projecto, ao jornal O Globo.

O Brasil é o maior produtor de café do Mundo, com um sector que emprega cerca de oito milhões de pessoas.

Sem comentários: