segunda-feira, junho 14, 2004

Inventor está a desenvolver paredes «invisíveis»

in DD
O «pai» da capa da invisibilidade, apresentada no início deste mês nos EUA, acaba de revelar que o seu próximo projecto será desenvolver tecnologia que permita às pessoas ver através das paredes. Em declarações esta segunda-feira à BBC, Susumu Tachi explicou que o seu objectivo é fazer com que uma sala sem janelas pareça ter uma abertura para o exterior, por forma a que a parede pareça invisível.

Susumu Tachi apresentou no início deste mês numa feira de invenções em São Francisco uma manta da «invisibilidade», que consiste em projectar sobre um tecido o que está por detrás do indivíduo, dando a sensação de que nada está debaixo da roupagem.
A imagem é gerada por computador e projectada, dando a sensação de que aquele que observa está realmente a ver através da manta.

Todavia, a peça chave para esta invenção é um novo material, baptizado de retro-reflector, que permite ver uma imagem a três dimensões.

Segundo Tachi, a sua invenção poderá ser utilizada com fins de espionagem e militares, ou mesmo para que os pilotos possam ver através do cockpit o solo.

14-06-2004 11:47:16

Sem comentários: